30.5.13

Gelatina de frutos tropicais com maracujá

Gelatina de maracujá

Uma gelatina de frutos tropicais para reafirmar memórias de Verões passados. De colher em punho e gargalhadas repetidas até à exaustão a ver tremer a sobremesa. Aniversários. A minha primeira associação quando oiço a palavra gelatina. É o que dá fazer anos nas "férias grandes". As lembranças são de t-shirt e doces coloridos com fruta. Que a temperatura não permite outras roupagens e a idade também não.

Mas que é que a gelatina tem que a torna especial?

Tem a textura e a cor dos sonhos. É nutritiva e fácil de comer. E as opções de sabores são infindáveis. Razões de sobra para que os mais novos a adoptem como sua. Mas a gelatina pode ter também um lado mais adulto.

flores do campo Gelatina de maracujá

Os maracujás são fruta de gente crescida. São ácidos e têm sementes grandes. Encerram mistérios sob a pele enrugada e prometem sabores fortes. São também os meus favoritos. Quando os encontrei num cesto repleto de fruta na companhia de uma gelatina de frutos tropicais da Royal, já sabia o que fazer com eles.

Uma gelatina que é quase um pudim e se separa em camadas de cores e texturas diferentes. É uma versão adulta das minhas memórias de infância. Um compromisso com o gosto por sabores ácidos de quem cresceu mas que ainda se ri quando a gelatina treme.

Para esperar por um Verão que tarda em vir.

Maracujás + cesto de fruta Gelatina de maracujá



Gelatina de frutos tropicais com maracujá

serve 6-8

1 gelatina frutos tropicais, ou outra a gosto (usei da Royal)
500 ml água, a ferver
100 ml natas (30% gordura)
150 ml leite meio-gordo
2-3 maracujás, para servir

Pincele uma forma (com a capacidade de cerca de 1 L) com um pouco de óleo. Misture a gelatina com a água a ferver e mexa até diluir completamente. Junte as natas e o leite. Deite na forma, tape e refrigere de um dia para o outro (ou pelo menos 2 horas).

Passe a forma rapidamente por água quente e desenforme. Abra os maracujás e disponha as sementes e a polpa sobre a coroa. Sirva em seguida.

--
veja também:
Gelatina de citrinos e gengibre
Panna cotta com gelatina de ruibarbo
Frutos vermelhos com chocolate branco e menta