14.5.13

Mousse de chocolate, azeite e pistácios para um restaurante de sonho

Mousse de chocolate, com azeite e pistácios

Fica onde a alma encontrar alimento e a barriga satisfação. Na esquina do mundo onde os ventos mudam de cor. O meu restaurante de sonho tem luz e livros e tempo de sobra. Tem cadeiras confortáveis e copos de vidro de muitos tamanhos. A pedir minutos esquecidos e vinho. Tem janelas abertas para o interior e uma árvore que cresce cá dentro. Vai dando flores e frutos, consoante a altura do ano, sombra e sol, em função da meteorologia e da altura do dia. No meu restaurante sonhado, há vasos e terra e plantas a crescer. Há colheres com passado inscrito nos cabos e uma cozinha que conta histórias em forma de pratos.

A relação com os restaurantes da minha vida é sempre medida na vontade que tenho de lá voltar. Não existe em mim vontade de cozinhar profissionalmente. Sou demasiado lenta, entediam-me as reproduções e não gosto de múltiplos. O meu restaurante de sonho é um sítio onde se cozinha o que a terra dá no momento e o que chega no dia à bancada da cozinha. É lugar de experimentações simples e pensamentos elaborados. Uma ode aos ingredientes e o elogio das técnicas. Numa história bem contada.

O meu restaurante de sonho é um paradoxo. Simples e complicado, descontraído e produzido, popular e espiritual. Tudo ao mesmo tempo. Preferencialmente com um livro sobre a mesa, ao lado do prato ou da chávena.

De Kas, Amsterdam De Kas, Amsterdam
Restaurante De Kas, Amesterdão

E se de paradoxos falamos, nada melhor para o ilustrar que uma mousse que não leva açúcar, nem ovos. Uma mousse que é feita com azeite. Uma mousse que se faz enquanto o diabo esfrega um olho e se serve de imediato como se tivesse demorado um dia inteiro. Uma mousse que faz sonhar até o menos apaixonado dos chocolátras.

Esta é a minha participação no Convidei para Jantar, um projecto delicioso da Anasbagueri, nesta edição recebido primorosamente n'A minha cozinha é a Cores.

Quem precisa de uma colher?

Mousse de chocolate, com azeite e pistácios



Mousse de chocolate, azeite e pistácios
Adaptado de uma receita de George Calombaris

serve 6-8

100 ml azeite virgem extra (escolha um frutado)
150 g chocolate negro 55% cacau, (usei o chocolate da Nestlé)
250 ml natas, para bater
pistácios torrados e picados, para servir

Derreta o chocolate numa tigela à prova de calor colocada sobre uma panela de água a ferver (sem o fundo da tigela tocar a água). Quando estiver praticamente derretido, retire e mexa o chocolate com uma colher durante 2-3, até arrefecer ligeiramente. Junte o azeite e continue a mexer.

Bata as natas até obter um chantilly consistente. Quando o chocolate estiver quase à temperatura envolva cuidadosamente as natas. Divida por 6 ou 8 taças. Sirva de imediato, com os pistácios.

Não refrigere. A mousse está ao seu melhor acabada de fazer.

nota: Use o chocolate e o azeite que preferir, retendo a ideia que a mousse não tem açúcar adicionado e que o sabor será exactamente o do chocolate e do azeite que escolheu.

substituições: As natas podem ser substituídas pela alternativa de soja para bater. Usei da alpro e o resultado foi em tudo semelhante. Se alguma das mousses aguenta mais de um dia para o outro, é a versão com soja.

--
veja também:
Pavlova de chocolate com mousse de mascarpone e frutos vermelhos
Frutos vermelhos com chocolate branco e menta