22.5.13

Na Rota das Tapas por Lisboa

Rota das Tapas Estrella Damm

A tapear! Diz-se de um hábito muito característico em Espanha, onde a cultura da convivialidade é coisa séria e sair com os amigos para beber um copo é (quase) uma religião. Nas tapas é imperioso usufruir da partilha do ritual e aproveitar a experiência. O espírito de quem tapeia é traduzido em encontros e conversas e não precisa de razões especiais para acontecer. A não ser que haja uma rota de tapas (com mapa e tudo), sítios marcados e tapas especiais acompanhadas da inevitável cerveja.

A Estrella Damm promove em Lisboa, entre 23 de Maio e 2 de Junho, uma rota de tapas em 12 restaurantes espalhados entre o Bairro Alto, o Príncipe Real e o Chiado. No menu, uma tapa pensada para a ocasião e uma cerveja.

Rota das Tapas Estrella Damm

A ideia é cumprir uma espécie de romaria pelas capelinhas e ir provando as 12 tapas que fazem parte da rota. Eu provei três delas. Um pão crocante, aïoli, pimentos piquillos e petinga de conserva a que chamaram "Montadito 28" e que veio com um shot de gazpacho delicioso. Talvez o meu preferido.

Ou um pão grelhado com azeite verde de manjericão, alheira de caça e ovo de codorniz estrelado que recebeu o nome de "Montadito 52". É difícil de comer devido à altura mas tem todos os sabores certos.

Ou ainda um hamburger. Mini. De sua graça, "mini burger Robin dos Bosques". Com cebola caramelizada, como é suposto. O meu tinha a carne no ponto e estava muito bom. E eu que nem sou grande fã.



Rota das Tapas Estrella Damm Rota das Tapas Estrella Damm

É só marcar no mapa (com a localização de cada um dos restaurantes) as tapas preferidas e ir coleccionando um carimbo por cada uma delas. Que é como quem diz, ir completando uma espécie de passaporte Estrella Damm. Que pode valer uma viagem a Barcelona com direito a uma refeição “num dos mais conceituados restaurantes de tapas do mundo”.

Para continuar a tapear, claro.

Rota das tapas Estrella Damm

Cada tapa diferente vale uma estrela no passaporte Estrella Damm. Ao fim de três estrelas pode partilhar-se a experiência e esperar para ver se Barcelona fica mais perto. Mas o melhor mesmo é aproveitar por cá e ir experimentando.

E depois, logo se vê.

Rota das Tapas Estrella Damm

--
leia também:
Pela Rota das Tapas, no No Soup for You
Vamos “tapear”? no Three Fat Ladies

10 comentários:

  1. Que belo percurso para percorrer e saborear!
    Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  2. Olha que ideia mais gira. Gosto muito de tapas e pintxos, e acho que os portugueses deviam petiscar mais. Por quem petisca convive com os outros e é mais feliz e alegre (de barriga cheia e coração a transbordar!)

    ResponderEliminar
  3. Eu se consigo juntar tapas, amigos e conversa boa, só vejo motivos para brindar! E encher o mapa de carimbos. :)
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olha a minha mão a carimbar mapas ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia de percorrer uma parte da cidade e provar vários petiscos...onde se consegue arranjar esse mapa??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Pode encontrar o mapa nos restaurante e bares parceiros desta iniciativa: Aqui há Peixe, BCN, Beef Burguer Bar, Bellalisa Elevador, Bellalisa Rossio, Bar Remake, Mercearia Tosca, Petisco no Bairro, Sea Me By the River, Storik, Tapas 28 e Tapas 52.

      Julgo que ontem (quinta-feira) saiu como encarte no jornal metro mas não faço ideia se hoje continua a estar disponível.

      Eliminar
  6. Tapear é tão bom, claro que em boa companhia é ainda melhor, gostei da ideia da tapa com alheira que acho que vou experimentar cá em casa mas de forma a que não seja difícil de comer :)

    ResponderEliminar
  7. Ah, mais isto deve ter sido fantástico. eu adoro a questão de tapas. o lado agradável das reunioes com amigos, o papo prazeroso dividindo algo para comer, tomar uma cervejinha.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!