7.5.13

Queijo da Serra da Estrela, doce e bolachas de sementes

Queijo da Serra da Estrela, doce e bolachas de sementes

Para um país sucinto, Portugal tem produtos regionais de uma variedade imensa. Pudéssemos passear de Norte a Sul em busca do que de melhor por cá se faz e não repetiríamos um queijo, um enchido, um pão, um bolo, um doce ou um vinho. São parte inalienável do nosso património imaterial. Pertencem-nos por direito, na exacta medida em que constituem a nossa herança gastronómica e a nossa História.

A riqueza das tradições vai sendo mantida tantas vezes pela teimosia de alguns e a boa vontade de muitos. Quando projectos como o Centro Comercial Virtual 3D da Serra da Estrela surgem para dar visibilidade aos produtores e fazer chegar os produtos regionais da Serra da Estrela a todo país, devem ser encarados com um sorriso largo.

A ideia tem tanto de simplicidade como de engenho: reunir os produtores numa montra virtual e disponibilizar uma plataforma capaz de distribuir os seus produtos, tornando-os acessíveis a todos. Na loja online podem encontrar-se queijos, enchidos, doces, vinhos, mel, azeites, vinagres, licores ou artesanato da região. Ao alcance de um click.

Queijo da Serra da Estrela, doce e bolachas de sementes Queijo da Serra da Estrela, doce e bolachas de sementes

O queijo da Serra da Estrela talvez seja um dos produtos mais emblemáticos desta região gastronomicamente tão rica e que possui uma Denominação de Origem Protegida (DOP). Trata-se um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L. e que pode ser curado ou amanteigado, o meu preferido. Sobre tostas ou pão estaladiço, sozinho ou acompanhado, não lhe resisto.

Um bom queijo faz a melhor das entradas para uma refeição ou um aperitivo sempre bem vindo, com um copo de vinho. É a minha perdição. Se o momento for de celebração nada como servi-lo com o fantástico Doce Rare de Figos e Nozes. A Serra da Estrela tem bom pão mas no meu caso são umas bolachas salgadas de sementes que fecham o conjunto.

Queijo da Serra da Estrela, doce e bolachas de sementes

Esta receita é muito simples e a massa das bolachas é muito fácil de trabalhar. Por terem muitas sementes e utilizarem semolina na sua composição. ficam muito crocantes. Podem ser finalizadas com especiarias (canela, sementes de cominhos, Piment D'Espelette, por exemplo) ou mais sementes de sésamo ou de abóbora.

São excelentes com doce ou compota. E queijo, claro!

Verdes são os campos Queijo da Serra da Estrela, doce e bolachas de sementes



Bolachas salgadas de sementes
Adaptado ligeiramente de uma receita de Brendan Lynch, The Great British Bake Off

faz 20-22

60 g semolina
65g farinha de trigo
50 g farinha de espelta integral
1/2 colher (chá) flor de sal (Casa do Sal da Figueira da Foz)
3 colheres (sopa) sementes de girassol, picadas grosseiramente
3 colheres (sopa) sementes de sésamo
3 colheres (sopa) sementes de linhaça
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (chá) mel
60 ml água gelada
especiarias ou sementes extra, para a cobertura

Coloque as farinhas, a semolina, a flor de sal e as sementes numa tigela. Num copo grande misture a água, o mel e o azeite e mexa com um garfo. Junte aos ingredientes secos para formar uma massa (use uma colher de pau). Deite a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse ligeiramente por 2-3 minutos. Cubra com película e refrigere 30 minutos.

Retire a massa do frio. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Estenda a massa com um rolo até ficar com uma espessura de 3 mm. Corte as bolachas em forma de rectângulo ou losango. Transfira para um tabuleiro com papel vegetal ou um tapete de silicone. Pincele com água e polvilhe com sementes ou especiarias. Leve ao forno durante 12-15 minutos ou até as bolachas estarem cozidas.

--
veja também:
Bolachas de Parmesão e compota de figo com sementes de sésamo
Pão de Soda com sementes
Pão entrançado de azeite e mel

7 comentários:

  1. Que bela iniciativa esse mercado virtual. Por acaso tenho sorte, pois as mercearias onde faço compras têm produtos regionais de todo o território, incluindo as ilhas. Ainda assim, é optimo vir espreitar os sabores da serra e descobrir novos produtos. E encomendar, claro está! :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei tudo como sempre! Perfeito e com cheiro a primavera

    ResponderEliminar
  3. Fantástico! São dois ingredientes que eu adoro... o queijo da Serra da Estrela e esse doce de figo! Adorei!

    ResponderEliminar
  4. Como sempre que posso queijo no fim da refeição....
    parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Adorava experimentar estas bolachinhas em casa, mas tenho uma dúvida em relação à semolina - será a nossa semola de trigo? se sim qual é a mais aconselhável, a fina, a média ou a grossa e já agora onde posso encontrá-la com facilidade. Obrigado desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda, esta semolina é de facto de trigo. Eu aconselho uma não muito grossa mas imagino que ficará bem de qualquer forma (quanto mais grossa, mais "rústicas" as bolachas). Normalmente encontra nos hipermercados na zona de "comidas do mundo" ou junto às farinhas.

      Espero que goste. :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!