8.5.13

Sumo de laranja, chá Rooibos e líchias

Sumo de laranja, Rooibos e líchias

A hora do chá é coisa séria. Pára o mundo por um momento, reabastece-se o ânimo para mais algumas horas de trabalho. Com a presumível partida do tempo frio, fica a vontade de um chá de temperaturas mais primaveris. Apetece-me chá rooibos. Com fruta à mistura e comido à colher. Qual Alice no País das Maravilhas. Parecia um excelente plano, sem dúvida, muito simples e bem organizado: a única dificuldade era que ela não tinha a menor ideia de como realizá-lo.

Será chá ou sumo, fruta em calda ou simples mistura. Sem teína, sem álcool, é apenas uma bebida. Sem dificuldades. Faz-se na tarde um intervalo, mistura-se tudo num jarro e já está. Sem surpresas. Ou quase. É que uma líchia encerra sempre um mistério. Confesso-me fã destes frutos pequeninos e sabor exótico.

O Rooibos Serenguetti da it-tea combina o seu sabor característico com limão e laranja e os frutos exóticos. Aqui o chá vermelho faz par com as líchias, cujo aroma particular vem trazer doçura. Por mim, não precisa de mais açúcar mas para os mais gulosos é sempre possível adoçar a bebida a gosto.

Flor de sabugueiro Sumo de laranja, Rooibos e líchias



Sumo de laranja, chá Rooibos e líchias

serve 4

500 ml água
1 colher (chá) Rooibos aromatizado Serengeti
2 laranjas, em sumo
12 líchias, em calda
100 ml calda da fruta

Faça o chá, deixando em infusão 3-4 minutos. Coe e deixe arrefecer completamente. Leve ao frio durante 2-3 horas. Esprema o sumo das laranjas, junte a calda das líchias e o chá. Caso prefira, adicione um pouco de açúcar. Distribua as líchias por 4 copos e encha com o sumo. Sirva com uma colher e gelo (opcional).

nota: uma versão cocktail pode ser conseguida pela adição de vodka ou gin.

--
outras receitas com chá:
Camarão, tofu e folhas de chá verde
Panna cotta de chá preto e doce de leite