19.5.13

{World Baking Day} Pão-de-Ló com recheio de coco e mirtilos

WBD_2

Dias marcados para (re)lembrar tradições, rotinas ou simples lembranças. Ligar o forno e fazer um bolo é passaporte para uma visita às memórias de infância. Separar gemas e claras. Bater com o açúcar em gemada. Juntar a farinha. Bater as claras em castelo. Todos os dias são bons dias para o fazer mas hoje é "o" dia. Neste World Baking Day celebra-se a cozinha como ponto de reunião e território fértil em afectos.

Este evento celebra-se à escala mundial e é uma singela homenagem à preparação dos alimentos em família e com os amigos. “Bake for fun, bake with friends and bake brave” é o lema este ano. Que é como quem diz: cozinhe por diversão, cozinhe com os amigos e seja corajos@.

flores_rosa WBD_fatia

Neste Domingo faça como tantos de nós pelo mundo inteiro: traga a família para a cozinha, distribua tarefas, ligue o forno e faça um bolo.

Feliz World Baking Day!



Pão-de-Ló com recheio de coco e mirtilos
Adaptado ligeiramente a partir de uma receita da revista Saveurs, nº200

serve 8-10

5 ovos, separados
165 g açúcar branco
85 g farinha (se possível tipo 45), peneirada
1 colher (chá) fermento em pó

para o recheio:
3 gemas
1 colher (chá) raspa de limão
65 g açúcar branco
35 g amido de milho (maizena)
250 ml leite meio-gordo
150 ml leite de coco

100 g coco ralado
aparas de coco torradas (opcional)
50 g mirtilos

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a forma (redonda 22 cm), pincelando-a com 1 colher sopa de Vaqueiro líquida e polvilhando com farinha.

Bata as gemas com o açúcar, até obter uma mistura clara (5-7 minutos com a batedeira eléctrica). Junte a farinha e o fermento com uma espátula de silicone. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Envolva cuidadosamente na massa. Deite na forma preparada. Leve ao forno 25 minutos ou até estar cozido. Arrefeça sobre uma grelha.

Prepare o recheio. Aqueça o leite e o leite de coco numa caçarola até quase ferverem. Bata as gemas e a raspa de limão com o açúcar até obter uma mistura fofa (2 minutos). Adicione o amido de milho e bata até ficar homogéneo. Deite o leite sobre a mistura mexendo sempre. Volte a colocar na caçarola e leve de novo a lume fraco. Mexa até engrossar. Retire do lume, verta numa tigela e cubra com película alimentar sobre o recheio (para não criar uma pele). Deixe arrefecer completamente e refrigere pelo menos 2 horas.

Na altura de montar o bolo todos os componentes devem estar à temperatura ambiente. Corte o bolo ao meio com uma faca de pão. Coloque a parte de baixo num prato e cubra com o recheio (3 colheres sopa), vá espalhando com uma espátula. Polvilhe com uma colher sopa de coco ralado e distribua os mirtilos uniformente. Barre todo o exterior do bolo, em cima e lateralmente com o recheio até ficar completamente coberto e o mais uniforme possível. Cubra com o coco ralado e finalmente as aparas (se usar). Refrigere.


--
veja também:
Bolo de limão e mirtilos
Bolo de mel e alecrim
Bolo invertido de ruibarbo