16.7.13

Figos e crostini de pesto de rúcula e mozzarella

Figos e crostini de pesto e mozzarella

Lá porque as férias são uma miragem e a cidade se esvazia de carros e pessoas, ficam razões de sobra para aligeirar as refeições. Que mais não seja para responder ao calor e à vontade de aproveitar o melhor que o Verão tem. Os figos são uma das minhas frutas preferidas e quando chegam só quero tê-los no prato. Ainda é cedo para pensar nas tartes, na compota ou nas sobremesas mais elaboradas, que hão-de amparar o Outono e dar conforto e coragem para enfrentar a nova estação.

Agora é tempo de comer os figos ao natural. Os primeiros. Lampos. Abertos ao meio e a deixar um pouco de açúcar escorrer pelos dedos, enquanto se trincam as sementes e a pele macia. Em saladas, como companhia de uns crostini ou por si só, são sempre promessa de dias felizes. Estejam as férias onde estiverem.

agapantes Figos e crostini de pesto e mozzarella



Figos e crostini de pesto e mozzarella

serve 2

2 figos, maduros
4 fatias de pão alentejano (ou outro, a gosto)
1 bola mozzarella
2 colheres (sopa) pesto de rúcula

para o vinagrete de balsâmico:
3 colheres (sopa) azeite virgem extra
1 colher (sopa) vinagre balsâmico

folhas de alfaces e rúcula, para servir

Coloque as fatias de pão num grelhador bem quente. Deixe torrar 2-3 minutos de cada lado. Retire para o prato, barre com o pesto e disponha o mozzarella em pedaços pequenos. Corte os figos em quartos.

Prepare o vinagrete, emulsionando o azeite com o vinagre balsâmico num frasco. Verta metade sobre a salada, rapidamente salpique os figos e os crostini com o restante vinagrete e sirva imediatamente.

10 comentários:

  1. Sem dúvida alguma, Suzana.
    Eu que adoro figos, acho que vão lindamente com tudo. E estes crostinis - tirando só a rucula da qual não sou grande apreciadora - parecem-me divinais :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de receita e de fotografias.. :) Um jantar só com este prato dava muito bem.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo Suzana, adoro figos e comer ao natural é um prazer :) Vão bem com tudo, e ficam deliciosos nesse prato com o crostini delicado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Suzana
    Comi hoje ao pequeno almoço os primeiros figos deste ano. A minha fruta preferida, apesar de tantas outras!
    Adorei a tua sugestão. Quem sabe nos próximos!?
    bj
    Guida

    ResponderEliminar
  5. Eu sou fã de figos com creme balsamico, queijo da ilha e rúcula. Este ano ainda não comi figos mas estou de olhos neles e no fim de semana não me escapam. Ai não não!!!!

    ResponderEliminar
  6. Aqui pelas terras do Norte ainda não comi nenhum... Os do Sul são incomparavelmente melhores. Faço a contagem decrescente para as férias para lhes poder deitar o dente ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Que bonitas palavras e tens toda a razão vamos deixar essas coisas todas para o outono e aproveitar o solinho! beijo

    ResponderEliminar
  8. Adoro figos, deve ser a fruta que eu mais gosto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  9. Sou louca por figos amiga. Antigamente bastava apanha-los na horta do meu avó. Este ano ainda não provei, quando o fizer experimento a tua receita. Beijinhos amiga
    Ana

    ResponderEliminar
  10. Acho que figos e balsâmico se dão tão bem. Adoro a combinacão. Por aqui bons figos são questão de sorte, e nem sempre temos bons. É realemente uma pena pois gosto tantos deles. Nunca os comi assim com crostini. Tenho que anotar as boas idéias.Este pão é aquele delicioso da tua casa,não é?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!