5.7.13

Gelado de masala chai para um Affogato

Gelado de masala chai

Masala Chai. Especiarias e chá, juntos numa chávena. Com leite. A sabedoria secular asiática com as especiarias, o gosto local e a passagem Britânica pela Índia. Está reunido o essencial. Ancorados na tradição, fruto das inúmeras migrações, ocupações ou simples encontros entre os povos. A cultura da mesa é feita de rituais e hábitos trazidos e levados. Experimentações e receitas falhadas. Novas tradições.

Da bebida doce e completa até ao gelado vai apenas um segundo. Estão lá todos os ingredientes. Junta-se um agente espessante e já está. A fórmula é quase infantil. O sabor é total, complexo e revigorante. Talvez este seja o melhor gelado que já se fez cá por casa.

folhas vermelhas Masala chai affogato

Mas de onde vem o affogato? De Itália, claro. Uma bola de gelado numa chávena de espresso. Até aqui tudo certo. Não fosse o gelado conter em si chá. Preto. Forte. De vez em quando há um equívoco feliz. Daqueles encontros improváveis que logo deixam de o ser. Chá e café na mesma taça? Primeiro, a estranheza. Nada no historial parece indicar tal caminho. E, para lá chegar, os passos a dar são alguns.

A ideia surge de repente. A Nespresso põe à votação do público três novas variações: liminto, cioccorosso e masala chai. O mais votado será lançado no Outono, em Novembro. Por cá, país de chocolátras, a escolha foi clara. Eu, que juntamente com uma pequena minoria, votei no masala chai terei poucas hipóteses de o provar.

Mas a ideia não mais me largou. Café e masala chai. Talvez não sob a forma de espresso, aqui estão juntos. Café, chá e especiarias. Nesta sobremesa estão todos os sabores do mundo. E eu estou feliz.

Masala chai affogato
pimenta rosa & gelado



Gelado de masala chai
Adaptado de uma receita de Dhruv Baker

rende cerca de 500 ml

para a mistura de especiarias masala:
4 grãos de pimenta rosa
1 cravinho
2 vagens de cardamomo (só as sementes)
1 pau de canela partido (ou ½ colher (chá) canela)
½ colher (chá) gengibre moído
pitada de noz-moscada

para o gelado:
250 ml leite gordo
250 ml natas frescas
3 gemas grandes
75 g açúcar amarelo
1 colher (chá) folhas de chá preto

Coloque o cravinho, o cardamomo, o pau de canela (se usar) e a pimenta numa frigideira. Leve ao lume até sentir o cheiro das especiarias a aquecer. Verta para um almofariz e junte a canela em pó (se usar), o gengibre e a noz-moscada. Esmague até obter um pó homogéneo.

Para o gelado, coloque o leite, as especiarias e o chá masala numa caçarola em lume brando. Deixe atingir o ponto de fervura e misture as natas. Ferver por um minuto. retire do lume e deixe arrefecer. Passe por um passador de rede fina e reserve.

Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Misture um pouco do creme de especiarias e chá e mexa. Adicione o restante creme e verta para uma caçarola limpa. Cozinhe em lume brando, mexendo continuamente, até a mistura engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher. Deixe arrefecer completamente. Leve ao frio por 12h ou de um dia para o outro.

Faça o gelado de acordo com as instruções da máquina que está a usar.

Sirva em taças ou como affogato, colocando uma bola sobre um expresso (no meu caso, Livanto) tirado para uma pequena tigela. Polvilhe com um pouco de pimenta rosa (opcional).