20.8.13

Atum braseado com soba e legumes

Atum braseado com soba e legumes

A cidade partiu para parte incerta. As ruas estão quase desertas e há uma calma que só o Verão sabe trazer. Este ano fico por cá, a braços com uma montanha de trabalho que há-de ser escalada e conquistada. Não evito, contudo, que a minha mente parta de vez em quando na direcção de uma ria ou para uma ilha querida no meio do oceano. Que os cheiros e os sabores de longe, as memórias de dias felizes e as saudades dos locais onde não estive ainda, me assaltem sem aviso. Em dias desses, há o consolo do prato onde se pode viajar para qualquer parte do mundo. Sem sair da mesa.

É assim com uma salada de massa e legumes, a piscar o olho ao Japão.

A correr... Atum braseado com soba e legumes

Shoyu, soba, wasabi. A culinária do Japão faz uso de diferentes condimentos que há poucos anos eram desconhecidos para mim. Aprendi a gostar. Descobri novos ingredientes e combinações surpreendentes. Muitos destes sabores estão inscritos na vivência quotidiana e na cozinha Japonesa. Não vive apenas de sushi ou sashimi mas das muitas cozinhas que cabem na mesa dos japoneses e na proliferação dos restaurantes japoneses por todo o mundo. Tornámo-nos fãs. Cá em casa vamos experimentando. Uns sabores são adquiridos, outros são naturalmente aceites.

Com presença garantida na despensa, a soba é uma massa sem glúten feita de farinha de trigo sarraceno. Tem um travo forte a nozes e uma consistência perfeita para saladas. Desta vez, fez-se ao prato na companhia de umas fatias de atum rosado, numa rara concessão a um peixe favorito que tem de ser consumido muito ocasionalmente.

São servidos?

Atum braseado com soba e legumes



Atum braseado com soba e legumes

serve 2

125 g massa soba
1 colher (sopa) óleo de amendoim
6 cogumelos shiitake médios, em quartos
1 alho francês pequeno (só a parte branca), cortado em tiras no sentido do comprimento
1 cenoura média, em palitos
2 cebolos, cortados na diagonal
1 cm gengibre, cortado em tiras finas
2 colheres (sopa) molho de soja shoyu
2 colheres (chá) sumo de limão
sal e pimenta preta moída na altura
1 bife de atum, (cerca de 250 g)
coentros picados e sementes de sésamo com wasabi (opcional), para servir

Coza a massa soba numa panela de água com sal por 2-3 minutos (ou de acordo com as instruções). Escorra, passe por água fria e reserve.

Num wok, aqueça 1 colher de sopa de óleo. Cozinhe os cogumelos shiitake, o alho-francês, a cenoura, os cebolos e o gengibre durante 4-5 minutos (ou até ficarem macios), mexendo sempre. Adicione a massa soba, 2 colheres de sopa de água, o molho de soja e o sumo de limão. Mexa bem para envolver os ingredientes e retire do lume.

Tempere o atum com sal e pimenta. Numa frigideira anti-aderente, aqueça o restante óleo. Cozinhe o atum por 1-2 minutos de cada lado ou até dourar por fora, mas ficar rosa no centro. Corte transversalmente e sirva sobre a soba e os legumes.

Polvilhe com os coentros e as sementes de sésamo com wasabi, se usar.