6.8.13

{gluten free} Clafoutis de chocolate e cerejas

Clafoutis de chocolate e cerejas

É a despedida das cerejas. Sem lágrimas, nem tristezas sem fim. É a ordem natural das estações. Outros frutos virão e as cerejas voltam para o ano para matar saudades. Enquanto durou, foi um ano de alegrias mil e sorrisos muitos. Aos cachos e às caixas, fizemos nossas as cerejas que, tendo vindo tardiamente, cumpriram todos os suspiros e desejos de quem por elas ansiava. Companheiras de tardes longas e lanches de todos os dias, foram comidas ao natural e no inevitável clafoutis.

Porque se é Verão há clafoutis cá em casa. É a ordem natural das coisas.

cerejas

Esta é uma versão sem glúten e sem lacticínios. Mais uma tentativa de tornar a nossa alimentação mais equilibrada e um piscar de olho aos almoços de família onde a lactose não entra. Desta feita a alternativa ao leite é a bebida de arroz, agora amplamente disponível, e que é o complemento perfeito para a farinha de arroz tostado que tanto gosto.

Como as cerejas se vão embora, uma combinação que funciona muito bem em clafoutis e que já fiz com a mesma receita de base é morangos e avelãs. É só substituir as cerejas por morangos e as amêndoas por avelãs raladas. Fica muito agradável, especialmente bom servido frio.

milefólio Clafoutis de chocolate e cerejas




Clafoutis de chocolate e cerejas

serve 6-8

4 ovos médios
400 ml leite de arroz (usei Alpro Rice)
125 g açúcar amarelo
35 g amêndoa com casca, ralada
35 g farinha de arroz integral torrada (usei Próvida)
20 g amido milho (maizena)
15 g cacau (usei Valrhona)
650 g cerejas (não tiro o caroço, mas podem ser descaroçadas)
1 colher (chá) manteiga, para as formas
1 colher (chá) açúcar em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele 6-8 formas individuais de ir ao forno com manteiga. Distribua as cerejas pelas formas.

Bata os ovos com o açúcar com uma vara de arames. Junte o leite de arroz e mexa. Deite a farinha, a amêndoa e o amido de milho e bata até obter uma mistura homogénea. Cuidadosamente, divida a massa pelas formas. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até a massa estar dourada.

Sirva morno ou frio polvilhado com o açúcar em pó.