13.9.13

Baba au rum {com morangos}

Baba au rum (com morangos)

Há sempre alguma coisa a que brindar. Quer seja um aniversário ou simplesmente a felicidade de outro dia bem passado, as razões para celebrar estão ao alcance de uma mão ou de um olhar mais atento. E mesmo quando não há muito tempo ou muita vontade de ir para a cozinha e ligar o forno, não há festa que se faça sem bolo.

A versão de um Baba au rum com morangos e natas em chantilly para comemorar mais um aniversário parece algo absolutamente certo. Faz-se a festa, partilham-se as mesmas histórias de sempre e redobram-se votos de alegria e saúde para mais um ano de vida.

Voilá!

party
Baba au rum (com morangos)



Baba au rum
Adaptado de uma receita de Monsieur Lenôtre, Recipes from Thirteen Outstanding French Bakeries

serve 6-8

2 ovos grandes + 1 gema
2 colheres (chá) fermento seco
75 ml leite gordo
250 g farinha de trigo T65 + extra para amassar
1 colher (chá) sal
1 colher (sopa) açúcar
75 g manteiga derretida e arrefecida ligeiramente

para o xarope de rum:
150 g açúcar
250 ml água
1 colher (sopa) rum

3 colheres (sopa) geleia de marmelo
natas batidas em chantilly e morangos, para servir

Numa tigela grande, dissolva o fermento no leite com o açúcar e cerca de um quarto da farinha. Mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogénea. Cubra com um pano e reserve 15-20 minutos.

Bata os ovos e a gema ligeiramente com um garfo. Use uma batedeira com as varas de massa. Deite uma parte na mistura anterior e uma parte de farinha, alternadamente e vá batendo em velocidade baixa. Finalmente, junte a manteiga, mexendo sempre até esta ser absorvida. Retire a massa para uma superfície enfarinhada e amasse durante 2 minutos. A massa deve ficar brilhante e elástica. Coloque-a numa tigela limpa, pincelada com óleo. Tape e deixe levedar 20 minutos num local quente e seco.

Pincele uma forma de buraco com cerca de 20 cm com manteiga e polvilhe com farinha. Retire a massa da tigela, abra um buraco e disponha a massa na forma. Cubra de novo com o pano e deixe levedar 1 hora e 15 minutos ou até ter dobrado de tamanho.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Leve o baba ao forno durante 20-25 minutos ou até estar dourado e cozido. Retire do forno, desenforme e pincele ainda quente com a geleia. Deixe arrefecer completamente.

Prepare o xarope. Coloque o açúcar e a água numa caçarola. Deixe levantar fervura e dissolver o açúcar. Junte o rum e, com uma colher grande, vá regando o baba lentamente. Deixe absorber o xarope.

Sirva com chantilly e morangos.

9 comentários:

  1. Suzana, mas que belo miminho. Uma sobremesa mimosa e delicada, gostei imenso.
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida uma sobremesa que surpreende em qualquer festa. Adorei tudo e pela foto da festa da para ver que deve ter sido bem boa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro rum. E estou literalmente a babar-me por este Baba au rum. Bem capaz de me fazer ligar o forno mesmo com este calor!

    ResponderEliminar
  4. Que bonito baba au rum, Suzana! Acho que deste era capaz de gostar (uma vez, num curso de cozinha, fiz uma receita do género, mas na altura não fiquei grande fã, sabia imenso a fermento de padeiro). O fermento de que falas é de padeiro? Em todo o caso não me parece muita quantidade...
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,

      O que eu chamo fermento seco é levedura (por exemplo, da Fermipan ou da Ramazotti). No caso de se usar fermento de padeiro o equivalente é cerca de 15 g. ;-)

      Uma beijoca*

      Eliminar
  5. Olá Suzana
    Tão perfeita! A mim parece-me digna de aparecer num restaurante top.
    Não me atrevo a tanto...
    Um bj
    Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guida,

      É tão fácil de fazer! ;-)

      Uma beijoca*

      Eliminar
  6. Ficou sem duvida fantástico, imagino o sabor.. há pouco tempo fiz um bolo que tb levava rum, adorei o sabor fica mesmo bom! beijo

    ResponderEliminar
  7. Sou apaixonada por baba au rum....e este ficou mesmo maravilhoso, assim como as fotos!
    Fiquei a salivar :)
    Bjinhoos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!