21.9.13

Do Princípe Real ao Bairro Alto e até Alfama na Rota das Tapas

Estrella Damm - Rota das Tapas

Em Lisboa esconde-se uma cidade cheia de encantos que se desenha nas curvas e contra-curvas das colinas que sobem e descem, para gáudio de uns e pesadelo de outros. Se é para deambular sem destino e ao sabor das vontades, não há nada melhor que saltitar entre lugares onde petiscos variados acompanhados por uma cerveja alimentam dois dedos de conversa. Enquanto as noites amenas não se vão embora, a 2ª edição da Rota das Tapas está na rua até dia 6 de Outubro.

A Rota das Tapas, promovida pela Estrella Damm, começa no Princípe Real, desce ao Bairro Alto e apanha o eléctrico 28 até Alfama. Faz-se um percurso marcado no mapa e contado em tapas preferidas, que nesta edição são escolhidas por voto popular e por um júri de especialistas. Entre as 35 tapas a provar não será fácil escolher.

Lisboa, Fernando Pessoa Estrella Damm - Rota das Tapas

Aquando da 1ª edição da Rota das Tapas, os restaurantes e bares que tomaram parte estavam localizados no Princípe Real e no Bairro Alto. Desta feita, a Rota estende-se até Alfama onde (dizem alguns) bate o coração da cidade boémia. Foi lá, no Duetos da Sé, que nos deixámos guiar por entre tapas pela história do bairro.



Rota das Tapas Estrella Damm

Eu provei 5 tapas (mas não bebi cinco cervejas): Moelas à duetos, Crocante de morcela com maçã caramelizada, Queijo de cabra gratinado com salada de frutos dos bosques, Peixinhos da horta com maionese de coentros, Ovos mexidos com farinheira e Espetada de fruta com creme queimado. Um conjunto diversificado e uma amostra perfeita das diferentes possibilidades que a Rota das Tapas oferece.

À prova, estão 35 tapas, cada uma acompanhada por uma cerveja de 0,25L e com o preço único de 3€. É só ir carimbando o mapa.

Estrella Damm - Rota das Tapas Estrella Damm - Rota das Tapas

A minha tapa favorita? Tem de ser a tapa nº33, um prato de moelas à Duetos que o chef Carlos Lála diz que se querem picantes. E eu que não muito corajosa nesse departamento, fiquei conquistada. Não se esqueçam de votar!

Alfama, Lisboa Estrella Damm - Rota das Tapas