24.9.13

Milho grelhado com manteiga de malagueta e coentros

Milho com manteiga de malagueta

Para onde foram os dias e os meses, não sei. Diz o calendário que já estamos no Outono. Opinião contrária têm os corpos que se recusam a largar as sandálias e a deixar, sem luta, as rotinas dos dias ainda longos. Trago um par de maçarocas de milho do mercado. Estão em estação quando o sol vai alto e apetece chamar almoço a uma tigela de salada. Dizem-me que este ano as frutas e os legumes estão atrasados, que os tomates continuam doces, que as curgetes e as beringelas estão em pleno e que os figos estão para ficar. Sabendo que tudo muda num ápice, estou determinada a não mudar de estação.

Outono? Ainda não.

Ainda o Verão! Milho e manteiga de malagueta e coentros

Há pratos que ficam na memória e nunca são esquecidos. Muitas vezes são simples combinações de dois ou três ingredientes ou a inusitada junção de sabores e texturas. Outras vezes é apenas a vontade de voltar aos lugares onde os minutos passaram depressa demais e onde apetece voltar o mais rapidamente possível. Não voltámos (ainda) ao De Kas e a memória daquele almoço ficou connosco, colou-se à pele e recusa-se a desaparecer. Não nos esquecemos do milho grelhado que nos foi servido como entrada.

Neste final de Verão temos aproveitado o milho fresco do mercado e embarcado nas memórias de viagens passadas.

Milho com manteiga de malagueta
Milho com manteiga de malagueta



Milho com manteiga de malagueta e coentros

serve 2

2 maçarocas de milho
1 colher (chá) coentros picados
½ malagueta pequena, sem sementes, picada finamente
2 colheres (sopa) manteiga com sal, à temperatura ambiente

Descasque e corte as maçarocas ao meio. Coza 8-10 minutos em água com sal. Escorra e reserve. Espete um palito do lado cortado.

Misture a manteiga com a malagueta e os coentros. Forme um rolo em película ou papel vegetal. Guarde no congelador.

Aqueça bem o grelhador e grelhe o milho, rodando para que todos os lados fiquem com as marcas da grelha. Sirva com uma fatia de manteiga de malagueta e coentros.

nota: se a manteiga sobrar pode usá-la em legumes cozidos ao vapor como feijão-verde, brócolos ou couve-flor.