11.10.13

Bacalhau com batatas a murro e o Workshop Sabor do Ano no U Chiado

Sabor do Ano

A que sabe aquele ingrediente ou aquele produto a que deitamos a mão na hora de comprar? Não é o paladar que nos auxilia nesse momento mas a memória de outras experiências e a confiança nos produtores ou nas marcas. Como animal de hábitos que sou, socorro-me do que conheço. Compro as marcas que sempre comprei, uma ou outra que me é recomendada ou que encontro por acaso noutras cozinhas.

O Sabor do Ano é uma credenciação concedida a produtos testados pelos consumidores através de uma avaliação sensorial. É um processo que permite compreender as escolhas das pessoas a partir do sabor e da apresentação sem a influência das marcas. Em 2013, os produtos que recebem o selo de aprovação são muito diversificados. Alguns são velhos conhecidos, outros trazem agradáveis surpresas.

Sabor do Ano U Chiado, Lisboa

Chove torrencialmente no fim de tarde em que chego ao restaurante U Chiado para cozinhar com os produtos Sabor do Ano 2013. Está um calor abafado a lembrar um qualquer país tropical. É servido um fresco Moscatel de Setúbal da Venâncio Costa Lima que não conhecia e de que gosto muito.

Na companhia da Isabel e do João, pomos mãos à obra e seguimos as indicações da chef Vanessa Silveira, que com infinita paciência lá nos vai guiando por um menu de entrada, prato principal e sobremesa. Fazemos brusqueta com pasta de azeitona, queijo feta e rúcula, bacalhau assado com batata a murro e esparregado de grelos e petit gateaux com carpaccio de ananás e nata azeda. Não nos saímos nada mal.

Sabor do Ano

A refeição é acompanhada por um vinho branco 2012 da Adega de Favaios que combina perfeitamente com o prato de bacalhau confeccionado. Mais uma vez a qualidade dos ingredientes a marcar a diferença. Para terminar, um excelente ananás dos Açores da Profrutos. O meu preferido.

Entre garfadas, fico a conhecer melhor o Sabor do Ano que é também responsável pela organização da Restaurant Week. Neste evento os restaurante aderentes oferecem menus a 20€, o que permite conhecer espaços e cozinhas novas a um preço bem diferente do que normalmente praticam. Em Lisboa está a decorrer a edição de Outono, até 20 de Outubro.

Sabor do Ano Sabor do Ano



Bacalhau com batatas a murro e esparregado de grelos

serve 4

4 lombos de bacalhau, sem as espinhas laterais e do centro
12 batatinhas novas, cozidas
2 dentes de alho, em lâminas
azeite virgem

para o esparregado:
400 g grelos, escaldados em água com sal
1 colher (sopa) azeite virgem
1 dente de alho, picado finamente
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) leite
1 colher (chá) vinagre vinho branco
1 colher (sopa) natas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Deite 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira larga. Core o bacalhau, com a pele para baixo, até estar dourado (cerca de 3-4 minutos). Retire e coloque o bacalhau num tabuleiro de ir ao forno com a pele para cima.

Esmague ligeiramente cada batata. Disponha junto do bacalhau, distribua o alho laminado e regue generosamente com azeite (até cobrir cerca de 1 cm). Tempere com sal e pimenta moída na altura e leve ao forno 7-8 minutos.

Para o esparregado, coloque o azeite e o alho numa frigideira. Junte os grelos e deixe fervilhar. Dissolva a farinha no leite no tigela pequena até não ter grumos. Adicione aos grelos e mexa para engrossar e cozinhar a farinha (2 minutos). Acrescente o vinagre e as natas. Rectifique o tempero com sal e pimenta moída na altura.

Sirva de imediato.