8.10.13

Pataniscas de beldroegas

Beldroegas

As beldroegas continuam a crescer pelas ruas de Lisboa e na semana passada ainda apareciam nas bancas do mercado. Encanto-me com os raminhos frescos, com folhas oblongas e carnudas. Invariavelmente trago um molho da minha passagem pela banca da Maria José.

A pergunta que se segue é: o que fazer com as beldroegas? Faz pataniscas! A resposta rápida, na ponta da língua, é da Bia com quem converso enquanto decido o que levar. Curgetes, beringelas, ruibarbo. Ainda há tomates de todas as cores. Salada de tomate com pataniscas soa bem.

Pataniscas de beldroegas Salada de tomate e cebola roxa

Tradicionalmente cozinhadas em sopa, a utilização das beldroegas na nossa cozinha é ainda muito limitada. Eu confesso-me fã do sabor cítrico e fresco e da textura das folhas e dos caules. A combinação natural com ovos, queijo de cabra ou batatas novas dá azo a muitas (re)interpretações e promete pratos muito saborosos.

Estas pataniscas podem ser servidas quentes ou frias. Com um gomo de limão ao lado. Como refeição ligeira ou como aperitivo.

Beldroegas Pataniscas de beldroegas



Pataniscas de beldroegas

faz 6-10, dependendo do tamanho

1 molho pequeno de beldroegas, só as folhas e os caules mais finos
1 ovo grande, batido
150 g farinha de trigo
1 cebola roxa pequena, picada finamente
1 colher (chá) raspa de limão
125-150 ml água com gás
pimenta preta moída na altura
óleo de amendoim, para fritar

Peneire a farinha para uma tigela. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura. Junte a cebola picada e a raspa de limão. Com uma vara de arames, misture o ovo e a água e bata até obter um polme liso. Envolva as beldroegas. Deite óleo numa frigideira até cobrir o fundo. Frite pequenas porções do preparado, 2-3 minutos de cada lado. Retire e escorra sobre papel absorvente.

Sirva com salada de tomate com cebola roxa e manjericão.

Tomates de todas as cores