18.11.13

Clafoutis de marmelo e noz

Clafoutis de marmelo

Em cada folha amarela que cai de uma árvore há uma promessa de dias bonitos. Diz-se que o Outono é o tempo para os últimos sorrisos do ano, uma espécie de bom augúrio antes da apatia do Inverno e do tempo frio e cinzento. No mercado as bancas perdem as cores de outras estações mas ganham novos frutos e raízes. Pastinacas, batata-doce ou alcachofras de Jerusalém, dióspiros, castanhas e marmelos. Sou eu quem sorri. Faço planos para assados e gratinados, tartes e bolos.

O Outono é mais uma desculpa para ligar o forno, juntar família e amigos à mesa e beber infinitas chávenas de chá.

marmelos // quinces Clafoutis de marmelo

Um clafoutis de marmelo é uma piscadela de olho a uma das sobremesas favoritas cá de casa e uma quase homenagem aos dias outonais. As nozes tomam o lugar das tradicionais amêndoas e os aromas de marmelada invadem a cozinha. Servido com iogurte ou simples, este clafoutis é perfeito até para quem diz não gostar de marmelo.

Preparem os garfos (ou as colheres), a sobremesa está na mesa e o café está servido.

Clafoutis de marmelo



Clafoutis de marmelo e noz

serve 6

3 ovos grandes
200 ml leite
100 ml calda do marmelo
75 g açúcar amarelo + 3 colheres (sopa) para o marmelo
1 colher (chá) raspa de limão
45 g nozes, picadas finamente (na picadora)
25 g amido milho (maizena)
1 marmelo grande, descascado e fatiado
1 pau de canela
1 colher (sopa) manteiga com sal + extra para a forma
pitada de canela, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele a formas de ir ao forno com manteiga. Coza o marmelo em fatias num tacho pequeno com água, 2 colheres de sopa de açúcar e o pau de canela (cerca de 10 minutos). Numa frigideira antiaderente derreta a manteiga. Coloque as fatias de marmelo cozido e polvilhe com 1 colher de açúcar. Deixe cozinhar 2 minutos. Reserve.

Bata os ovos com o açúcar com uma vara de arames. Junte o leite, a raspa de limão e a calda do marmelo e mexa. Adicione as nozes e o amido de milho e bata até obter uma mistura homogénea. Deite a massa na forma e distribua as fatias de marmelo e todo o líquido da frigideira. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até a massa estar dourada.

Sirva morno ou frio polvilhado com canela.

12 comentários:

  1. Uma sugestão absolutamente divina e uma combinação super outonal e deliciosa.
    Adoro o Outono e as suas cores e adoro os produtos outonais, portanto, tenho sempre um grande sorriso outonal a receber esta bela estação do ano.
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. A única coisa que me custa, verdadeiramente, é partir o marmelo! Ah raio de fruta dura!!!! Mas sim, o Outono, pelo menos para mim, é a rainha das estações. Embora goste de todas (até porque sem umas não conseguiria apreciar as outras), o Outono tem uma luz e cores especiais, que me tocam o coração e me aquecem a alma. E os frutos e legumes, hmmm, são os melhores!

    ResponderEliminar
  3. por aqui também começam os assados em forno a lenha, as bolachas decadentes e as sobremesas de forno :) sabem mesmo bem com o frio e fazem qualquer uma adorar o Inverno :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha Suzana, deve ser tão bom! O teu texto deixa-me a sorrir para dentro, porque tb me maravilho com todas estas delícias do Outono. :)
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha,
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  6. Nunca foi grande apreciadora de marmelada, mas gostava de experimentar marmelos de outra forma pois posso perceber que andei enganada todos estes anos e que afinal até gosto de marmelos ;))
    Vou apontar esta receita!

    ResponderEliminar
  7. Tardes assim...com tartes lindas e saborosas como essa a acompanhar um chazinho fumegantes gostava eu de ter todos os dias. Mas só mesmo ao fds. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro como falas do Outono, das coisas boas que ele nos oferece.
    Como este clafoutis com marmelos, maravilhoso sempre.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Lindo.. este post nem precisava de ser escrito só pela imagem percebemos que é outono, está tudo fantástico como sempre

    ResponderEliminar
  10. Amo marmelos. Ainda lembro de quando a Maria Jose veio e me trouxe loads de Portugal. Este ano ainda nao achei um na minha vizinhança. Este clafoutis deve ter ficado verdadeiramente delicioso. Personifica bem a estação.x

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!