18.11.13

Clafoutis de marmelo e noz

Clafoutis de marmelo

Em cada folha amarela que cai de uma árvore há uma promessa de dias bonitos. Diz-se que o Outono é o tempo para os últimos sorrisos do ano, uma espécie de bom augúrio antes da apatia do Inverno e do tempo frio e cinzento. No mercado as bancas perdem as cores de outras estações mas ganham novos frutos e raízes. Pastinacas, batata-doce ou alcachofras de Jerusalém, dióspiros, castanhas e marmelos. Sou eu quem sorri. Faço planos para assados e gratinados, tartes e bolos.

O Outono é mais uma desculpa para ligar o forno, juntar família e amigos à mesa e beber infinitas chávenas de chá.

marmelos // quinces Clafoutis de marmelo

Um clafoutis de marmelo é uma piscadela de olho a uma das sobremesas favoritas cá de casa e uma quase homenagem aos dias outonais. As nozes tomam o lugar das tradicionais amêndoas e os aromas de marmelada invadem a cozinha. Servido com iogurte ou simples, este clafoutis é perfeito até para quem diz não gostar de marmelo.

Preparem os garfos (ou as colheres), a sobremesa está na mesa e o café está servido.

Clafoutis de marmelo



Clafoutis de marmelo e noz

serve 6

3 ovos grandes
200 ml leite
100 ml calda do marmelo
75 g açúcar amarelo + 3 colheres (sopa) para o marmelo
1 colher (chá) raspa de limão
45 g nozes, picadas finamente (na picadora)
25 g amido milho (maizena)
1 marmelo grande, descascado e fatiado
1 pau de canela
1 colher (sopa) manteiga com sal + extra para a forma
pitada de canela, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele a formas de ir ao forno com manteiga. Coza o marmelo em fatias num tacho pequeno com água, 2 colheres de sopa de açúcar e o pau de canela (cerca de 10 minutos). Numa frigideira antiaderente derreta a manteiga. Coloque as fatias de marmelo cozido e polvilhe com 1 colher de açúcar. Deixe cozinhar 2 minutos. Reserve.

Bata os ovos com o açúcar com uma vara de arames. Junte o leite, a raspa de limão e a calda do marmelo e mexa. Adicione as nozes e o amido de milho e bata até obter uma mistura homogénea. Deite a massa na forma e distribua as fatias de marmelo e todo o líquido da frigideira. Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até a massa estar dourada.

Sirva morno ou frio polvilhado com canela.