23.1.14

Salmão recheado com azeitonas, curgete e limão

Salmão recheado

Nos meus dias existem rotinas que prezo como presentes. Não são sempre as mesmas mas todas são lugares de acalmia onde procuro serenidade e conforto. Aos Sábados é a ida ao Mercado, aos Domingos o forno aceso. Faça sol, chuva ou vento. Sobretudo em semanas preenchidas, gosto quando os fins-de-semana trazem hábitos repetidos vezes sem conta. E o corpo se move sem necessidade de pensar. Sem passos em território desconhecido. É num dia como os outros, sem comemorações nem datas especiais, que um prato especial toma forma. Ganha vida por si, vai tomando forma e assume contornos de festa. Sem efemérides, comemora-se o quotidiano.

Mesa posta para 2. Um Domingo de chuva lá fora e um vinho singular à espera de ser provado. Uma ode aos dias (quase) normais.

Petit Verdot, Quinta do Gradil

Para o almoço um salmão recheado. Tivesse a mesa mais convidados e estaria garantida a atenção. Entre o ritual de retirar os fios e servir o peixe, a discussão sobre a combinação entre vinho tinto e um peixe gordo. Talvez seja da mineralidade deste Petit Verdot ou da relativa riqueza do recheio, fica na ideia uma harmonização equilibrada.

Memórias de dias maiores e menos chuvosos são sempre mais fáceis com a barriga cheia e a alma completa. Que é como quem diz, venham mais Domingos assim!

Salmão recheado



Salmão recheado com azeitonas, curgete e limão

serve 4

1 rabo de salmão, cerca de 750 g
12 azeitonas, sem caroço, picadas grosseiramente
1 curgete pequena, em cubos pequenos
1 colher (chá) raspa de limão
2 colheres (chá) mostarda
2 colheres (sopa) azeite
1 dente de alho, picado finamente
sal e pimenta preta moída na altura

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça 2 filetes a partir do rabo de salmão (ou peça na peixaria para o fazerem).

Aqueça o alho e uma colher de sopa de azeite numa frigideira. Adicione a curgete e deixe cozinhar 3-4 minutos. Tempere com sal e pimenta preta e junte a raspa do limão, a mostarda e as azeitonas. Reserve até arrefecer completamente.

Tempere o peixe com sal e pimenta. Corte 3 ou 4 fios de cozinha e coloque-os paralelamente, com espaços de 2-3 cm entre si, num tabuleiro de forno. Disponha um dos filetes (com a pele para baixo) sobre os fios. Espalhe o recheio sobre o filete. Coloque o outro filete (com a pele para cima) sobre o recheio. Ate cada um dos fios apertando delicadamente. Regue com uma colher de azeite e leve ao forno 15-17 minutos (ou até o peixe estar cozinhado).

Retire do forno e reserve 2-3 minutos. Corte os fios e descarte-os. Corte e sirva com batatas cozidas e um fio de azeite virgem extra.