20.2.14

{Livros favoritos} Bruschetta com mozzarella e pesto de beterraba

Bruschetta com mozzarella e pesto de beterraba

Uns estão ordenados na estante, outros placidamente depositados em mesas, cadeiras ou no chão. Há ainda os que acabaram de chegar e esperam no móvel da entrada. E os que estão em linha nas mesas de cabeceira. Numa casa em que os livros invadem todas as divisões pouco resta a dizer sobre quem cá mora. Assumi há muito que uma vida é claramente insuficiente para ler todas as palavras que não quero que me escapem, todos os autores que quero conhecer e todos os mundos prometidos. É a minha justificação para ler compulsivamente e amealhar livros que nunca irei ler. Pouco importa. O conforto de sabê-los ali, à mão de semear, é consolo que baste.

Um dos meus livros favoritos do ano que passou é da autoria da Cláudia. O foco está todo nos legumes e frutos e no percurso feito entre a semente deitada à terra e a cozinha. Da Horta para a Mesa é um relato na primeira pessoa do plural de uma família com uma ligação à terra que decide começar uma horta. Cultivar e colher os vegetais que chegam à panela e ao prato não é tarefa para fracos. Ainda que eu não veja no meu futuro próximo a possibilidade de fazer o mesmo, partilhar a emoção de cozinhar e comer os nossos próprios vegetais é, em si mesmo, o começo de algo novo e promissor.

Porque a horta da Cláudia é sobretudo uma horta de Verão, os seus legumes e frutas da estação acompanham os meses quentes quando a terra é mais fértil. Mal posso esperar que esses dias cheguem para poder experimentar a sopa fria de melão e presunto, o carpaccio de curgetes com pesto de tomate ou os morangos com açúcar de hortelã-pimenta. Até lá, ligo o forno e delicio-me com estas bruschettas com mozzarella e pesto de beterraba.

Da horta para a mesa Bruschetta com mozzarella e pesto de beterraba



Bruschetta com mozzarella e pesto de beterraba
Adaptado de uma receita de Cláudia S. Villax, Da Horta para a Mesa

serve 4-6

4 fatias de pão, partidas ao meio
1 bola de mozzarella de bufala
1 dente de alho
sal e pimenta preta moída na altura
azeite virgem extra

para o pesto:
1 beterraba assada, sem pele e em cubos
1 dente de alho, picado finamente
1 raminho pequeno de salsa, só as folhas*
100 g amêndoa sem casca*
120 ml azeite extra virgem
75 g parmesão, ralado
1 colher (sopa) sumo de limão
sal e pimenta preta moída na altura

Prepare o pesto. Coloque todos os ingredientes, à excepção do sumo de limão, numa picadora e reduza até obter uma mistura homogénea (mas não puré). Tempere com sumo de limão, sal e pimenta preta moída na altura. Guarde no frio, num frasco fechado (utilize no prazo de uma semana).

Para as bruchettas, pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele cada fatia com azeite e passe o dente de alho por toda a superfície. Divida o queijo mozzarella pelas fatias de pão e leve ao forno até o queijo gratinar. Retire do forno, coloque duas colheres de chá de pesto sobre o queijo (ou mais a gosto) e sirva de imediato.

* A receita original utiliza manjericão e hortelã e pinhões.