14.2.14

Salada de aipo e cenoura para um almoço de mini-hambúrgueres

Salada de aipo e cenoura

Os nossos almoços durante a semana são quase sempre feitos de comidas rápidas. Comida de tacho e saladas quentes são as opções de Inverno mais frequentes. Mas às vezes há dias diferentes. Uma espécie de celebração sem nada de especial para comemorar. Celebra-se o dia de hoje, o sol fugidio que faz a sua aparição ou a mera possibilidade de almoçar a dois. Hambúrgueres cá em casa são sinónimo de festa, para grande alegria do carnívoro de serviço, que é fã confesso.

Descubro no frigorífico uma raíz de aipo. O sabor forte e característico do aipo numa textura que se presta a muitas utilizações. Desta feita, ralado numa salada de inspiração francesa. Aipo, cenoura e salsa com crème fraîche. O melhor dos acompanhamentos para uns mini-hambúrgueres muito diferentes.

Salada de aipo e cenoura raíz de aipo Mini-hamburgers com salada de aipo e cenoura

O hambúrger prefeito é uma combinação de ingredientes e técnica que têm de conjugar-se para um bom resultado. Escolher o tipo de carne, acertar nas proporções correctas, picar em condições óptimas. Demasiadas variáveis. Não me atrevo a fazê-los em casa. Os mais delicados mini-hambúrgueres da Hamburguesa Nostra, destinados a uma degustação de sabores variados, têm o tamanho certo para mim. Gosto do mexicano com feijão preto e um travo picante e do com tomilho e alecrim. Já da parte da minha cara metade é a textura e os diferentes temperos do porco ibérico e dos 4 queijos que lhe iluminam o sorriso. Prometo trazer-lhe, na minha próxima visita ao El Corte Inglès, o tamanho normal. Por mim, os mini são uma perfeição. Rápidos de cozinhar e tão diferentes uns dos outros, trazem no prato uma promessa de partilha.

E assim se faz um almoço de semana a dois num dia em que, dizem, se deve comemorar (com) o nosso Amor.

Mini-hamburguers Mini-hamburguers



Salada de aipo e cenoura

serve 2, como acompanhamento

1 raiz de aipo pequena (cerca de 300 g)
1 colher (chá) sumo de limão
1 cenoura grande (cerca de 150 g)
salsa picada

2 colheres (sopa) crème fraîche (ou iogurte grego*)
1/2 colher (chá) mostarda
1 colher (chá) azeite extra virgem
sal e pimenta preta moída na altura

Misture o crème fraîche com a mostarda e o azeite. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Rale a cenoura e o aipo (separadamente) e regue com sumo de limão. Coloque numa saladeira e polvilhe com a salsa picada. No momento de servir, verta o molho e mexa para envolver.

* Se usar iogurte grego, acrescente 1 colher de chá de sumo de limão ao molho (ou mais, a gosto).

--
outros acompanhamentos para hambúrgueres:
Chips de batata doce no forno
Salada de couve-roxa