12.3.14

Brownies, hambúrgueres e limonadas no To.B

To.B

Eu não pertenço ao grupo de seres que se sentam para o almoço a sonhar com a sobremesa. Quase sempre os meus almoços terminam sem um doce e levanto-me da mesa com um sorriso. E depois há dias em que um prato destes nos cruza o caminho. Solução? Partilhá-lo alegremente com outros gulosos e reconhecer um bom brownie quando este nos passa pela colher.

De todas as refeições em que o hambúrguer é o centro geométrico dos desejos do momento, há lugares que são mais que um meio para satisfazer tais vontades. Comidos entre conversas e muitas limonadas, os hambúrgueres do To.B arriscam-se a ser quase perfeitos. Depois de entrar na cozinha do chef Tomas Vasconcellos e aprender como se fazem estes hambúrgueres fiquei a perceber porquê.

To.B - To burguer or not to burguer

Todos os pormenores são pensados cuidadosamente para conseguir o melhor hambúrguer: a proveniência da carne, integralmente vinda dos Açores, os cortes escolhidos, a forma de picar a carne e os tempos controlados de refrigeração estão na linha da frente. Depois é a confecção, feita numa chapa optimizada para permitir a caramelização, com tempero no momento. Um dos segredos é o pão e a forma como é torrado, passado por manteiga. O outro é a combinação de sabores em diferentes alternativas.

Mas os vegetarianos não são esquecidos. Para eles, um cogumelo portobello recheado com caviar de beringela e servido com mozzarella fresca e rúcula. Ao contrário de outros restaurantes onde se procuram alternativas de substituição da carne, aqui o hambúrguer vegetariano merece atenção por direito próprio.

To.B To.B

To burguer or not to burguer é a questão. Há saladas no menu mas, não sendo uma refeição para todos os dias ou todas as semanas, o conselho é mesmo escolher um dos hambúrgueres. E, claro, acompanhar com as batatas fritas rústicas ou as cascas e uma limonada ou chá gelado.

Porque um dia não são dias, para terminar, um crumble ou um brownie, com este último a ganhar a minha preferência. No prato, a simplicidade de uma sobremesa onde chocolate, nozes e um creme inglês muito bom fazem a felicidade dos comensais.

To.B



Brownies com creme inglês
Adaptado de uma receita do chef Tomás Vasconcellos, Revista Prevenir, Fevereiro 2014

serve 10-12

100 g chocolate, mínimo 70% cacau
200 g nozes descascadas
200 g manteiga sem sal, derretida
200 g açúcar amarelo
3 ovos grandes
100 g farinha, peneirada

para o creme inglês:
1 gema de ovo
160 ml leite
160 ml natas
60 g açúcar

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Junte a manteiga em cubos e o chocolate partido numa tigela resistente ao calor. Coloque sobre uma panela com água a ferver (sem tocar a água) e deixe derreter. Mexa para misturar, retire do lume e reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura leve e esbranquiçada. Adicione a mistura de chocolate e mexa. Junte a farinha e as nozes. Verta a massa numa forma quadrada de 22x22 cm, untada e forrada com papel vegetal. leve ao forno cerca de 30 minutos.

Para o creme inglês, aqueça o leite e as natas com o açúcar numa caçarola. Deixe levantar fervura e retire do lume. Bata a gema de ovo ligeiramente e, mexendo sempre, junte ao leite. Leve de novo ao lume e mexa até engrossar. Deixe arrefecer.

Sirva os brownies cortados em quadrados, com o creme inglês. Pode também juntar uma bola de gelado de baunilha e chantilly.

--
leia também:
Uma semana à mesa, por Isabel Zibaia Rafael no Cinco Quartos de Laranja