14.4.14

Salmonetes com puré de ervilhas

Salmonetes com puré de ervilhas

Olhando em frente, o infinito desenhado em nuvens brancas e fofas, umas sobre as outras. Detrás delas esconde-se o sol, que se vai desvanecendo. Vive-se um final de tarde com o mar ali ao lado, calmo e sereno como há muito não se via. Prenúncio de uma nova estação, mais clemente e mais luminosa ou apenas o capricho de um sábado de Abril. Seja como for, os sorrisos são mais abertos e as conversas mais alegres. Há uma ligeireza no ar que tem de ser boa.

Apetece-me pratos coloridos e mais leves. Na preguiça possível do fim-de-semana, componho rapidamente uma cama de alho francês onde disponho uns salmonetes cor-de-rosa que me chegaram de um mercado algarvio pela mão do meu pai com os conselhos da minha mãe quanto à confecção. Sem receita, meia-dúzia de ingredientes reunidos entre o que havia e o forno que faça o seu trabalho.

o mar em Abril Salmonetes com puré de ervilhas

Uma das vantagens de viver num país com uma costa como a de Portugal devia ser o acesso a peixe de qualidade e uma população informada, capaz de fazer opções mais saudáveis e mais sustentáveis. O que muitas vezes não se verifica. Desde logo porque o peixe português não está facilmente acessível e é muitas vezes mais barato comprar peixe congelado pescado do outro lado do mundo.

Os meus salmonetes foram apanhados na costa portuguesa do Algarve e são pequenos e deliciosos. A decisão de cozinhá-los inteiros é fácil. Fritos ou assados? Desta feita ganhou o forno. Apesar da concentração necessária para evitar as espinhas, foi uma escolha acertada. E porque peixes vermelhos e ervilhas funcionam muito bem, o acompanhamento foi um puré de ervilhas.

Salmonetes com puré de ervilhas



Salmonetes com puré de ervilhas

serve 2

2 salmonetes médios (ou 4 pequenos)
1 algo francês (só a parte branca), cortada em 4 longitudalmente
1 folha de louro
1 limão
1 tomate médio, partido em 4
1/2 colher (chá) amido de milho
100 ml vinho branco seco
2 colheres (sopa) azeite

para o puré de ervilhas:
150 g ervilhas congeladas
1 colher (chá) manteiga
1 dente de alho
1 cebolo

microvegetais de mizuna Life in a Bag, para servir

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça uma cama com o alho francês num tabuleiro de forno. Disponha os salmonetes por cima. Tempere com sal, regue com o azeite e adicione o louro. Dissolva o amido de milho no vinho e verta num dos cantos do tabuleiro. Distribua o tomate aos quartos, regue com metade do limão e junte as duas metades. Leve ao forno 15-20 minutos (dependendo do tamanho), até o peixe estar cozinhado.

Coza as ervilhas em água com sal, o alho e o cebolo por 2 a 3 minutos ou até as ervilhas estarem macias. Escorra. Reduza a puré numa picadora e junte a manteiga. Rectifique o tempero, se necessário.

Sirva o puré, os salmonetes com o alho francês, o tomate e o limão. Coloque os microvegetais sobre o peixe ou sobre o puré e sirva imediatamente.

3 comentários:

  1. Salmonetes e puré de ervilhas, a leveza de um prato assim é mesmo perfeita para o fim de semana.
    Gosto tanto!
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de salmonetes, fazemos muitas vezes na brasa :)
    Um prato leve com cores de bom tempo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Adoro salmonetes, e normalmente como grelhados. Esta receita no forno é uma excelente sugestão, bem como o puré de ervilhas. Um prato aromático, saboroso, com o que de melhor temos, o peixe.
    Beijinhos
    Lena
    Cooking
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!