28.4.14

Tarte de amêndoa e limão

Tarte de amêndoa

Com açúcar, com afecto, fiz seu doce predilecto... O segredo de muitas receitas e a panaceia para muitos males. Aceitam-se pedidos, desejos e sugestões para a sobremesa. Porque o doce nunca amargou e o afecto, esse, é sempre bem-vindo, não há encontro de família que não se faça com um pouco dos dois. Sem querer competir com a estrela da mesa da Páscoa deste ano, é na simplicidade dos sabores característicos da época que se encontra a combinação escolhida.

Uma tarte de amêndoa e limão. Fez-se sobremesa de um almoço de Páscoa e acompanhante dos primeiros morangos da estação. Com direito a pedir um desejo e tudo. Partilhámos fatias e gargalhadas ao café, mordiscámos morangos e aparentemente adoptámos uma nova tradição. Dizem-me que é para repetir.

Ovos e galinhas criadas ao ar livre

A ideia desta tarte apareceu sem aviso quando abri o meu cabaz com produtos da marca DIA. Ovos, manteiga, amêndoas, limões, açúcar e farinha. Como se tivessem sido colocados juntos a pensar na minha tarte. A que eu não sabia que queria fazer mas que fazia parte das infindáveis wishlists familiares. Decidi no minuto experimentar os ovos de galinhas criadas ao ar livre, a manteiga dos Açores e a amêndoa laminada nesta tarte.

Esta receita não difere grandemente da versão tradicional. A adição de limão combina bem com a amêndoa, aligeira textura amanteigada e é mais uma camada de sabor. Feita numa forma rectangular e servida com morangos, é uma sobremesa de festa.

Tarte de amêndoa



Tarte de amêndoa e limão

serve 8-10

para a base:
175 g farinha de trigo
75 g açúcar
90 g manteiga, derretida (usei manteiga dos Açores Dia com sal)
1 ovo
raspa de 1 limão pequeno

para a cobertura:
100 g amêndoa laminada
4 colheres (sopa) leite
90 g açúcar
90 g manteiga com sal

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare uma forma (redonda ou rectangular) de fundo amovível com a base forrada com papel vegetal. Pincele com manteiga e polvilhe com farinha.

Numa tigela, misture todos os ingredientes da base e envolva até obter uma massa homogénea. Com um espátula, espalhe a massa até cubrir o fundo da forma e chegar às paredes da tarteira. Leve ao forno 15 minutos ou até a massa estar cozida e dourada.

Enquanto a base coze, coloque os ingredientes da cobertura num tacho e leve ao lume. Deixe levantar fervura e reduzir até engrossar a mistura (cerca de 5 minutos). Mantenha a atenção para não deixar queimar.

Retire a base do forno. Com cuidado, verta a mistura da cobertura e espalhe até distribuir uniformente pela base. Leve de novo ao forno por 5 minutos, para tostar.

Sirva fria, com morangos (ou outra fruta com acidez).

7 comentários:

  1. uma boa tradição para a Páscoa. Cá em casa tivemos Picado de Abelha, que é muito parecido com uma tarte de amêndoa mas um nadinha de nada "mais bolo" :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de tartes e bolos com amêndoa. Imagino que combina maravilhosamente com os morangos.

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto, tanto! Eu acho que se apagassem as luzes, era menina para comer uma tarde de amêndoa inteira. lol :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. o que é doce nunca amargou e uma tarte deste calibre fazia sucesso na minha mesa também!

    ResponderEliminar
  5. Que docinha e linda!
    Parece algo que sabe aos sonhos, ao mesmo tempo que te leio e vejo a tarte que me pisca o olho. Adoro limão e amêndoa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!