28.4.14

Tarte de amêndoa e limão

Tarte de amêndoa

Com açúcar, com afecto, fiz seu doce predilecto... O segredo de muitas receitas e a panaceia para muitos males. Aceitam-se pedidos, desejos e sugestões para a sobremesa. Porque o doce nunca amargou e o afecto, esse, é sempre bem-vindo, não há encontro de família que não se faça com um pouco dos dois. Sem querer competir com a estrela da mesa da Páscoa deste ano, é na simplicidade dos sabores característicos da época que se encontra a combinação escolhida.

Uma tarte de amêndoa e limão. Fez-se sobremesa de um almoço de Páscoa e acompanhante dos primeiros morangos da estação. Com direito a pedir um desejo e tudo. Partilhámos fatias e gargalhadas ao café, mordiscámos morangos e aparentemente adoptámos uma nova tradição. Dizem-me que é para repetir.

Ovos e galinhas criadas ao ar livre

A ideia desta tarte apareceu sem aviso quando abri o meu cabaz com produtos da marca DIA. Ovos, manteiga, amêndoas, limões, açúcar e farinha. Como se tivessem sido colocados juntos a pensar na minha tarte. A que eu não sabia que queria fazer mas que fazia parte das infindáveis wishlists familiares. Decidi no minuto experimentar os ovos de galinhas criadas ao ar livre, a manteiga dos Açores e a amêndoa laminada nesta tarte.

Esta receita não difere grandemente da versão tradicional. A adição de limão combina bem com a amêndoa, aligeira textura amanteigada e é mais uma camada de sabor. Feita numa forma rectangular e servida com morangos, é uma sobremesa de festa.

Tarte de amêndoa



Tarte de amêndoa e limão

serve 8-10

para a base:
175 g farinha de trigo
75 g açúcar
90 g manteiga, derretida (usei manteiga dos Açores Dia com sal)
1 ovo
raspa de 1 limão pequeno

para a cobertura:
100 g amêndoa laminada
4 colheres (sopa) leite
90 g açúcar
90 g manteiga com sal

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare uma forma (redonda ou rectangular) de fundo amovível com a base forrada com papel vegetal. Pincele com manteiga e polvilhe com farinha.

Numa tigela, misture todos os ingredientes da base e envolva até obter uma massa homogénea. Com um espátula, espalhe a massa até cubrir o fundo da forma e chegar às paredes da tarteira. Leve ao forno 15 minutos ou até a massa estar cozida e dourada.

Enquanto a base coze, coloque os ingredientes da cobertura num tacho e leve ao lume. Deixe levantar fervura e reduzir até engrossar a mistura (cerca de 5 minutos). Mantenha a atenção para não deixar queimar.

Retire a base do forno. Com cuidado, verta a mistura da cobertura e espalhe até distribuir uniformente pela base. Leve de novo ao forno por 5 minutos, para tostar.

Sirva fria, com morangos (ou outra fruta com acidez).