20.5.14

{World Baking Day II} Bolo de Gengibre com Framboesas

Bolo de Gengibre com Framboesas, World Baking Day 2014

A distância de um bolo que sai do forno e é servido na mesa cá de casa até chegar aqui em forma de fotografia e receita é directamente proporcional ao tempo livre para o fazer. Às vezes demora mais do que o previsto mas acaba por chegar. Não quero deixar de partilhar convosco, em jeito de comemoração atrasada, este World Baking Day.

No ano passado foi o coco o rei do meu bolo neste dia. Para esta edição encantei-me com o gengibre em calda e a combinação com framboesas. Porque o meu bolo levou uma cobertura de chantilly e mais framboesas e eu não fiz muitas fotografias não se percebe muito bem. Estava, contudo, delicioso.

Espero que também tenham tido um excelente World Baking Day!

malmequeres na encosta Bolo de Gengibre com Framboesas, World Baking Day 2014



Bolo de Gengibre com Framboesas

serve 8-10

4 ovos grandes
80 g açúcar amarelo
80 g açúcar moreno (usei Sores)
150 g Vaqueiro líquida
45 g amêndoas picadas grosseiramente
100 g farinha de trigo
50 g amido de milho (Maizena)
2 bolas de gengibre em calda, picado finamente (ou gengibre cristalizado)
1 colher (chá) fermento em pó
100 g framboesas (reserve algumas para a decoração.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a forma (redonda, com 20-22 cm de diâmetro), forrando-a com papel vegetal.

Bata os açúcares com a Vaqueiro líquida, até obter uma mistura clara (5 minutos). Separe os ovos. Junte as gemas e volte a bater. Adicione o gengibre e as amêndoas picadas. Envolva a farinha, o amido de milho e o fermento. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e envolva no preparado anterior. Deite metade da massa na forma preparada e polvilhe com metade das framboesas. Cubra com a restante massa e disponha o resto das framboesas sobre a massa. Leve ao forno por 35-40 minutos ou até o bolo estar cozido.

Deixe arrefecer completamente sobre uma rede. Retire da forma para um prato de servir. Se preferir, corte ao meio, recheie e cubra o bolo com natas batidas e mais framboesas.