14.5.14

{World Baking Day} Queques de mirtilos

Queques de mirtilos, World Baking Day

Da partilha de uma fatia de bolo, dois dedos de conversa e um sorriso se fazem muitas amizades. É a forma mais simples e uma das mais bonitas maneiras de mostrar afecto. Na base do World Baking Day está este intuito singelo: repartir alegrias em forma de açúcar. Simples ou com camadas, grandes ou pequenos, bolos e bolinhos fazem sempre os encantos de todos.

Para comemorar o World Baking Day de 2014 vamos fazer um bolo no próximo Domingo, dia 18 de Maio?

As ideias doces estão por aqui e são todas válidas. Ovos, açúcar e farinha, uma receita e estamos prontos. Em Portugal, este dia tem o apoio da Vaqueiro, que dinamiza este movimento de união na cozinha. Foi na Academia dos Sabores da Vaqueiro que testamos uma mão cheia de receitas, umas mais simples outras mais complexas, para adoçar o World Baking Day deste ano.

World Baking Day

[imagens do workshop gentilmente cedidas pela Academia dos Sabores Vaqueiro]

Em boa companhia, calhou-me fazer tarteletes de amêndoa e leite condensado. Como publiquei há pouco a minha receita de tarte de amêndoa e limão, resolvi partilhar convosco uma fornada de queques com mirtilos que fiz no fim-de-semana.

A inclusão de frutos na massa é sempre uma boa opção. Cor e sabor ao alcance da mão. Aqui a escolha de colocar uma cobertura de chocolate branco faz destes queques uma receita de festa. Como os meus foram feitos para comer durante a semana com o café, polvilhei-os apenas com açúcar em pó. Mas fica a receita da cobertura para os mais gulosos.

No Domingo dia 18 de Maio tenham um feliz World Baking Day!

World Baking Day 2014 Queques de mirtilos, World Baking Day



Queques de amêndoa e mirtilos
Adaptado de uma receita Vaqueiro

faz 12-16, dependendo do tamanho

3 ovos
80g farinha fina
1 colher (chá) fermento em pó
120 g Vaqueiro líquida
200g açúcar fino
100 g amêndoa ralada
200g mirtilos (usei congelados)

para a cobertura de chocolate branco (opcional):
50g açúcar amarelo
200 g chocolate branco
200 g queijo-creme
100 ml natas frescas para bater
raspa de 1 lima

(ou em alternativa sirva polvilhado de açúcar em pó)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata o açúcar e a Vaqueiro líquida até obter uma mistura esbranquiçada. Junte os ovos, um a um, batendo entre adições. Adicione a farinha (peneirada) e o fermento em pó e envolva. Misture os mirtilos, sem bater. Deite a massa nas formas até encher 2/3 da capacidade. Leve ao forno durante 15-18 minutos ou até os queques estarem cozidos.

Para a cobertura, derreta o chocolate branco e o queijo creme numa tigela sobre uma panela de água. Bata as natas com o açúcar em chantilly. Envolva a mistura do chocolate, sem bater. Coloque num saco de pasteleiro e decore os queques. Polvilhe com a casca da lima.

Deixe os queques arrefecer completamente antes de colocar a cobertura (se usar) ou sirva polvilhados com açúcar em pó.