4.6.14

Salada de favas e ervilhas com polvo

Salada de favas e ervilhas com polvo

Por mais que a meteorologia nos confunda o guarda-roupa e os planos de passeios à beira-mar, há em nós evidentes sinais que a estação mudou. Queira o senhor do clima ou não, é tempo de trocar o disco e começar a passar novos êxitos para dias mais longos e quentes, comidas mais leves e simples. Sem querer saber das previsões de chuva para os próximos dias.

No mercado, é um gosto passar os olhos pelos novos vegetais e frutos que finalmente chegam. Alguns de estação curta, chegam à mesa sob diferentes formas e feitios e povoam a mente com novas possibilidades. Para assinalar o fim das favas e das ervilhas e celebrar as batatinhas novas, eis que sai uma saladinha de polvo para o almoço.

alhos novos e curgetes Salada de favas e ervilhas com polvo

Uma boa opção quando é preciso usar restos de polvo cozido e pequenas quantidades de favas e ervilhas. Muito rápida de fazer, esta salada pode ser feita só com favas ou com ervilhas e sem as batatas. Mas esta combinação junta os pontos fortes dos diferentes ingredientes e põe no prato a sazonalidade.

E porque a estação pede também novas bebidas, cá em casa abrimos a temporada dos brancos e dos rosés. Tenho aprendido a gostar destes últimos e a não deixar que a ideia instalada de que rosé "não é carne nem peixe" me impeça de os apreciar. Desta feita e para acompanhar a salada que se fez almoço, bebemos um Castelo do Sulco rosé 2013 acabado de chegar. Frutado e vibrante como se quer, este é um vinho descomplicado. São servidos?

Castelo do sulco rosé 2013




Salada de favas e ervilhas com polvo

serve 2, como refeição

4 batatinhas novas, cortadas ao meio
100g ervilhas novas, descascadas
100g favas, as maiores descascadas
6 ovos de codorniz, cozidos
200g polvo, cozido

para o vinagrete:
1 colher chá mostrada de Dijon (com sementes)
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) vinagre de vinho tinto
coentros e hortelã, finamente picados

Coza as batatas em água com sal, cerca de 3 minutos. Junte as favas e as ervilhas e deixe cozer mais 2 minutos. Escorra e coloque numa saladeira. Junte o polvo, cortado em pedaços pequenos e mexa. Disponha os ovos de cordorniz, cortados ao meio. Para fazer o vinagrete, junte todos os ingredientes num frasco com tampa hermética e agite para emulsionar. Verta sobre a salada e sirva.

8 comentários:

  1. É mesmo, este ano a Primavera parece destinada a aparece apenas à mesa, mas valha-nos pelo menos isso. Porque um pratinho com favas tenras é um bom consolo para estes dias de frescura fora de época.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Este pratinho tem tudo para me agradar! Deve ser delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nem vou falar das temperaturas que temos aqui... trocava uns graus por uma salada como esta, cheia de sabores frescos :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Andamos com um tempo estranho, mas nos pratos já se notam bem os calores.
    Adoro favas!! E polvo :) um prato agradável para esta primavera que se esconde.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. É verdade, por aqui acontece o mesmo, pois ainda que o frio teime em ficar e a chuva em cair, as flores não param de desabrochar e a Natureza de dar sinais de Primavera e esta tua salada é Primavera num prato, pois tem tudo o que adoro, desde as favas ao polvo!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. O tempo já não é como antes....
    Agora imagina a quantidade de roupa que tenho que trazer aqui no camião.... :)
    As vezes até chateia.... :)
    Gostei muito desta tua sugestão...
    Simples mas cheia de sabor e texturas....
    A experimentar com toda a certeza....
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  7. Uma das coisas que mais gosto comer é polvo cozido, e quando este é vindo directamente do mar então, quase nem precisa de tempero. É das coisas simples que se fazem os melhores pratos e tu comprovas isso sempre com o teu blog, beijos

    ResponderEliminar
  8. ah amiga, nao sei preparar polvo. outro dia dizia isto à Isabel do Cinco Quartos la no Facebook. Vc teria que me ensinar em um proximo encontro. Amo as favas. ainda não apareceram na minha sexta.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!