4.6.14

Salada de favas e ervilhas com polvo

Salada de favas e ervilhas com polvo

Por mais que a meteorologia nos confunda o guarda-roupa e os planos de passeios à beira-mar, há em nós evidentes sinais que a estação mudou. Queira o senhor do clima ou não, é tempo de trocar o disco e começar a passar novos êxitos para dias mais longos e quentes, comidas mais leves e simples. Sem querer saber das previsões de chuva para os próximos dias.

No mercado, é um gosto passar os olhos pelos novos vegetais e frutos que finalmente chegam. Alguns de estação curta, chegam à mesa sob diferentes formas e feitios e povoam a mente com novas possibilidades. Para assinalar o fim das favas e das ervilhas e celebrar as batatinhas novas, eis que sai uma saladinha de polvo para o almoço.

alhos novos e curgetes Salada de favas e ervilhas com polvo

Uma boa opção quando é preciso usar restos de polvo cozido e pequenas quantidades de favas e ervilhas. Muito rápida de fazer, esta salada pode ser feita só com favas ou com ervilhas e sem as batatas. Mas esta combinação junta os pontos fortes dos diferentes ingredientes e põe no prato a sazonalidade.

E porque a estação pede também novas bebidas, cá em casa abrimos a temporada dos brancos e dos rosés. Tenho aprendido a gostar destes últimos e a não deixar que a ideia instalada de que rosé "não é carne nem peixe" me impeça de os apreciar. Desta feita e para acompanhar a salada que se fez almoço, bebemos um Castelo do Sulco rosé 2013 acabado de chegar. Frutado e vibrante como se quer, este é um vinho descomplicado. São servidos?

Castelo do sulco rosé 2013




Salada de favas e ervilhas com polvo

serve 2, como refeição

4 batatinhas novas, cortadas ao meio
100g ervilhas novas, descascadas
100g favas, as maiores descascadas
6 ovos de codorniz, cozidos
200g polvo, cozido

para o vinagrete:
1 colher chá mostrada de Dijon (com sementes)
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) vinagre de vinho tinto
coentros e hortelã, finamente picados

Coza as batatas em água com sal, cerca de 3 minutos. Junte as favas e as ervilhas e deixe cozer mais 2 minutos. Escorra e coloque numa saladeira. Junte o polvo, cortado em pedaços pequenos e mexa. Disponha os ovos de cordorniz, cortados ao meio. Para fazer o vinagrete, junte todos os ingredientes num frasco com tampa hermética e agite para emulsionar. Verta sobre a salada e sirva.