6.7.14

Conchas recheadas com espinafres e ricotta

Conchas recheadas com espinafres e ricotta

Verde, branco e vermelho. Numa mesa italiana há-de haver sempre uma referência tricolor aos ingredientes que fazem do Verão uma estação feliz. Para quem como eu pode viver de frutos e vegetais, acompanhados de um ou outro cereal ou massa e os inevitáveis queijos, é tempo de refeições vegetarianas.

A inspiração de Itália no prato é recorrente numa cozinha que privilegia a cor e o sabor e onde as ervas aromáticas e algumas especiarias desenham combinações que funcionam sempre. Espinafres e ricotta, noz moscada e passas, tomate e manjericão. Verde, branco e vermelho para um desafio italiamo.

manjericão Conchas recheadas com espinafres e ricotta

A sugestão de hoje faz uso de uma das minhas massas de eleição. As conchas gigantes são garantia de pratos bonitos para uma reunião familiar em volta da mesa e nunca falham quando se procura surpreender. Por serem muito flexíveis no que ao sabor diz respeito, escolho-as como recipiente predilecto para rechear, neste caso, com sabores italianos.

Esta receita não é propriamente rápida mas o trabalho que dá é compensado quando o tabuleiro é recebido por sorrisos e caras satisfeitas. É também uma forma de deixar de fora carne e peixe sem que a sua falta seja sentida, mesmo por carnívoros convictos.

Conchas recheadas com espinafres e ricotta




Conchas recheadas com espinafres e ricotta

serve 4

24 conchas grandes
400 g espinafres, em folhas
250 g ricotta
2 dentes de alho, picados finamente
pitada de noz moscada
2 colheres (sopa) azeite + extra para as conchas
2 colheres (sopa) passas de uva
3 colheres (sopa)parmesão, ralado grosseiramente
sal e pimenta preta moída na altura

para o molho:
400 g tomate pelado
1 colher (chá) orégãos secos
sal

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Coza as conchas em água com sal a ferver, cerca de 9 minutos (ou de acordo com as indicações da embalagem). Escorra, passe por água fria e disponha num prato, regando com um fio de azeite.

Coloque o azeite e o alho numa frigideira larga. Junte os espinafres e, em lume alto, deixe murchar (3-4 minutos). Tempere com sal e uma pitada de noz moscada. Adicione as passas e mexa. Deixe arrefecer ligeiramente. Junte a ricotta, esmagada com um garfo e temperada com sal e pimenta preta moída na altura.

Reduza a puré o tomate pelado (com o seu sumo) num liquidificador. Passe por um passador. Deite o puré de tomate num tabuleiro de forno onde as conchas caibam sem espaço entre si. Tempere com sal e orégãos secos. Recheie as conchas com a mistura de espinafres e ricotta, sem encher demasiado. Disponha as conchas sobre o puré. Polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno 10-15 minutos.

Sirva com uma salada de tomate e manjericão.

9 comentários:

  1. Essa massa é uma das minhas preferidas :) Ficou com excelente aspecto!
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto dessas massas e da simplicidade desse prato :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Adoro comida italiana e estas conchas recheadas são sempre um sucesso cá em casa :) vale bem o tempo de as fazer :) um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da cozinha italiana, em particular dos pratos de massa. Estas conchas recheadas ficam com um excelente aspecto e devem ser deliciosas. Nunca experimentei mas já guardei a receita :)

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  5. adoro estas conchas recheadas. normalmente não coloco sultanas mas agora fiquei curiosa. Espero ter tempo para experimentar a tua versão no fim de semana (sim, porque conchas grandes nunca faltam lá em casa, bem como os restantes ingredientes!)

    ResponderEliminar
  6. É daquelas coisas mesmo muito boas, que sempre nos satisfaz!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Adoro conchas recheadas, tornam um prato simples em algo sofisticado e muito bonito, como o teu.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Deliciosa. Obrigada pela partilha😊

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!