31.10.14

Salada de alcachofras de Jerusalém, nozes e queijo de cabra

Salada de Outono

Este é o Outono do nosso contentamento. Faz sol e o ar é fresco. No horizonte vislumbra-se um desejo de novos começos com a mais bonita luz a emoldurar. Enquanto assim for, ponho a rabugice em espera e alegro-me com a mudança de cor à minha volta e a chegada dos frutos e vegetais da estação.

Descubro no fundo de uma caixa uma mão cheia delas. São as primeiras do ano a chegar ao mercado e a anunciar o Outono. Enrugadas e feias, enchem-me de felicidade na antecipação da descoberta de novas combinações. Nem são de Jerusalém, nem alcachofras. Dizem-se também tupinambos e a sua aparência é menos que prometedora. Quem vê caras não vê corações. Nem sabor. Hão-de ser o nosso almoço.

Salada de Outono

Celebra-se assim o Outono num prato de alcachofras de Jerusalém, nozes e queijo de cabra assentes em rúcola e cebola roxa. No entretanto as folhas mudam de cor e caem, cobrindo o chão a toda a volta. É tempo de passar à acção, com o meio-dia a aproximar-se a passos largos. Ainda são as saladas que me preenchem a vontade. Podem ser mais robustas que as que lembram o Verão mas ainda precisam de frescura e alguma cor. São comidas a dois numa cozinha silenciosa e cheia de sol.

Adoro o Outono!

Salada de Outono Salada de Outono



Salada de alcachofras de Jerusalém, nozes e queijo de cabra

serve 2, como refeição

450 g alcachofras de Jerusalém
1 colher (sopa) azeite + azeite virgem extra para temperar
50 g queijo queijo de cabra, esmigalhado
1 dente de alho, picadinho
1 colher (sopa) sumo de limão
1 cebola roxa (pequena), cortada finamente em meias-luas
8 metades de noz, picadas grosseiramente
75 g rúcula
1 colher (sopa) cebolinho picado

Lave as alcachofras de Jerusalém para retirar toda a terra. Corte ao meio (ou em quartos, dependendo do tamanho) e coloque em água fria com sumo de limão. Coza as alcachofras ao vapor por 5-7 minutos ou até estarem tenras.

Coloque o azeite e metade da cebola roxa cortada numa frigideira. Deixe cozinhar até a cebola começar a ficar translúcida. Junte o alho picado e as alcachofras. Tempere com sal e pimenta preta moída na altura e mexa para envolver todos os ingredientes. Cozinhe 2-3 minutos e junte o cebolinho.

Numa saladeira, misture a rúcula com a restante cebola, o queijo feta e as nozes. Tempere com flor de sal e um fio de azeite. No momento de servir envolva as alcachofras rapidamente.

nota: as minhas alcachofras de Jerusalém foram compradas no mercado biológico do Princípe Real, em Lisboa.

--
veja também:
Creme de alcachofras de Jerusalém e avelãs
Salada morna de alcachofras de Jerusalém e bacon