22.12.14

Livros favoritos 2014

Livros favoritos 2014

In a good book the best is between the lines. Este provérbio sueco inscrito nos solavancos da história chegou até aos nossos dias com leituras diversas. Se num bom livro, o melhor pode ser lido entre as linhas do texto e a vontade do seu autor, num livro sobre comida são as ideias que vão surgindo sem terem sido enunciadas.

Os livros são maior e o mais visível dos meus vícios. Sem eles não sei bem onde me encontro, qual é o norte, onde fica a imaginação. Como em tantos anos passados, escolho os meus favoritos. São livros que se cruzaram no caminho, entre a bancada da cozinha, a mesa da sala e outros cantos da casa. São tanto memórias de dias passados como promessas de muitos pratos no futuro. Volto a autores que muito prezo e descubro novas vozes. Encanto-me com as possibilidades nunca pensadas, com as relações que a mesa e a comida proporcionam, com as palavras apaixonadas e as lindas fotografias.

folhas de Natal // Christmas leaves Livros favoritos 2014

Sem nenhuma ordem em especial, numa mão cheia de títulos, os livros que este ano mais me acompanharam:

Flavor Flours de Alice Medrich - Oferecido por uma querida amiga, tenho lido e relido, cada vez mais com vontade de experimentar as farinhas menos convencionais. Das receitas predilectas, fica um bolo de abóbora, trigo sarraceno e passas que partilho brevemente.

A Change of Appetite de Diana Henry - Uma autora que guardo perto do coração, pelo olhar sempre irreverente e as combinações inusitadas. Neste livro, Diana Henry propõe-se contar tudo sobre uma mudança de vontades no que lhe apetece mais comer. Uma dieta variada, sem contagem de calorias ou alimentos proibidos e repleta de novas experiências culinárias.

The Feast Goes On de Monday Morning Cooking Club - Um projecto que junta seis mulheres da comunidade judia de Sydney e é testemunho da diáspora dos judeus, das suas tradições culinárias e das histórias de família associadas à mesa. Este livro é uma espécie de segundo volume de uma aventura que começou no início da década e de que já falei anteriormente.

Persiana de Sabrina Ghayour - Dos mistérios que o Médio Oriente pode inspirar, esta é um livro onde a comida se assume como celebração dos sabores das margens meridional e oriental do Mediterrâneo.

Volta ao Mundo em 80 Pratos de David Loftus - Eu queria ter escrito este livro. Numa espécie de retorno ao imaginário infantil, à primeira vez que li Júlio Verne e ao universo das viagens e dos locais desconhecidos por este mundo a fora. As fotografias são, como habitualmente, maravilhosas.

Boas leituras e boas receitas!