21.1.15

Caril de grão com abóbora assada

Chana masala

A minha geografia faz-se também de todos os lugares onde não estive. Da curiosidade por aromas, sabores, especiarias e nomes desconhecidos, da história e das emoções de culturas longínquas. Quero sempre experimentar novos pratos, decidir se gosto ou não, saber mais sobre os ingredientes, perceber as combinações.

A Índia sempre esteve longe do meu centro de gravidade e a sua cozinha foi-me passando ao lado durante anos, escondida entre o meu medo do picante e uma mão-cheia de mal entendidos. Quis o tempo e os caminhos cruzados que a comida indiana viesse até mim e nos sentássemos à mesma mesa, em perfeita harmonia. Tudo graças à minha amiga Isabel, a quem recorro para todas as dúvidas e mais uma, quando me baralho com as especiarias ou me perco no Martim Moniz.

abóbora assada com canela Chana masala

Este chana masala, à letra, mistura de caril para grão, é uma receita simples em que o sabor se encontra com a vontade de conforto e nutrição. Tradicionalmente uma refeição indiana é feita de várias comidas, servidas em conjunto e combinadas para garantir diferentes sabores e um equilíbrio do doce com o salgado, com o ácido e o amargo. Aqui resolvi juntar uma abóbora assada com canela e uns papadums com cominhos para completar um almoço vegetariano.

É um prato perfeito para o tempo frio, que dizem propicia as tristezas sem razão. Em caso de necessidade, para espíritos a precisar de estímulos ou apenas para os friorentos, há poucas maleitas do corpo e da alma que um caril de grão não cure.

Chana masala



Caril de grão com abóbora assada

serve 4-6

150 g grão preto (ou 400 g grão cozido)
sal grosso
1 folha de louro

2 colheres (sopa) óleo de amendoim
1 dente de alho, picado finamente
1 cebola pequena, picada finamente
2 tomates, picados
1 colher (sopa) mistura de especiarias chana masala*

para a abóbora assada:
1 abóbora média, cortada em fatias com casca
2 colheres (sopa) azeite
1 pau de canela, em pedaços
sal

coco ralado tostado e coentros frescos picados

para servir, papadums com cominhos ou arroz basmati (opcional)

Demolhe o grão em bastante água, de um dia para o outro. Coza na panela de pressão, coberto com água e temperado com sal e uma folha de louro. Deixe ferver 8-10 minutos. Aguarde para abrir a panela e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Disponha as fatias de abóbora num tabuleiro, distribua os pedaços da canela, tempere com sal e regue com o azeite. Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno 20 minutos. Ao fim deste tempo, retire o alumínio e leve novamente ao forno 15 minutos ou até a abóbora estar dourada.

Numa frigideira antiaderente, aqueça o azeite com a cebola e o alho (2 minutos). Junte o tomate e as especiarias. Deixe cozinhar 3-4 minutos, acrescente o grão escorrido e cerca de 200 ml da água de cozedura. Tape e deixe ferver em lume brando 20 minutos. Para servir, polvilhe com coco ralado e coentros picados e junte 2 ou 3 fatias de abóbora assada.

* substitua a mistura por:
1/2 colher (chá) cominhos moídos
1/2 colher (chá) açafrão das índias
1/2 colher (chá) sementes de coentros moídas
1/2 colher (chá) malagueta moída
1/4 colher (chá) canela moída
1/4 colher (chá) gengibre moído

9 comentários:

  1. Agora fiquei com uma vontade enorme de assar abóbora e fazer um caril. Se não for hoje, será em breve ;)

    ResponderEliminar
  2. E a mistura dos sabores e aromas, tudo se conjuga tão bem nesse tipo de cozinha. Ando também a experimentar cada vez mais algum tipo de pratos que antes nem me atrevia, super entusiasmada com a cozinha indiana e do médio oriente, que tantas cores nos trazem e nos aquecem com este frio!
    Gostei muito desta tua refeição. E lá está, era o picante e os cominhos que me inibiam de fazer mais coisas destas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito! A cozinha indiana é muito apelativa, cheia de cor e aromas.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Belo texto e muito convidativo a conhecer a cozinha indiana, da qual também me mantenho longe com "medo" da "picância" e do desconhecido.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  5. Adoro caril, sou grande fã de comida indiana e da diversidade de pratos vegetarianos que fazem parte desta gastronomia!

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Gostei da tua sugestão. Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/almondegas-recheadas.html

    ResponderEliminar
  7. O que pena não teres vindo ao nosso almoço. Mas aguardo um próximo com este ou outro qualquer país à mistura, é tão bom viajar sem sair da cozinha :) Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Obrigada por esta partilha. O meu jantar de ontem foi maravilhoso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, fico muito contente que tenha gostado! Obrigada pelo feedback. :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!