27.2.15

Salada de batata doce e nozes fritas

Salada de batata doce, queijo de cabra e nozes fritas

Na esperança de dias maiores e dias melhores, sento-me para escrever esta meia-dúzia de linhas. É sobre a luz e a vontade de rotinas diferentes que anseio e é sobre o desejo de uma nova estação (que se vai materializando) que suspiro. Os sinais parecem apontar para a chegada de um novo começo e eu mal posso esperar. São os meus narcisos, pequeninos e amarelos, que anunciam a Primavera. Sem calendário nem relógio são os vasos na varanda que me guiam. Confesso-me farta deste Inverno.

Mas enquanto não chegam os vegetais e as frutas da estação que há-de vir é preciso continuar a pensar nos almoços semanais, simples e nutritivos. Esta salada de batata doce, rúcula e queijo de cabra com ervas tem uma única estravagância: umas nozes fritas que mudam a face do prato. E que são imprescíndíveis para manter viva a esperança.

{Dois} narcisos Salada de batata doce, queijo de cabra e nozes fritas



Salada de batata doce, rúcula e nozes fritas

serve 2-3, como refeição

2 batatas doce médias
1 colher (sopa) azeite
1 cebola roxa, em meias-luas
1 colher (chá) salsa, picada finamente

75 g rúcula selvagem
6 metades de noz
1 colher (sopa) óleo de amendoim
1 fatia de queijo de cabra com ervas (cerca de 100 g), desfeito grosseiramente

para o molho:
1 colher (sopa) azeite virgem extra
1 colher (chá) vinagre de vinho tinto

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Asse as batatas com a pele, cerca de 45 minutos*. Deixe arrefecer e descasque-as. Corte em fatias grossas.

Numa frigideira antiaderente (pequena) deite o óleo de amendoim e frite as metades de noz durante 30 segundos de cada lado. Retire para um papel absorvente e reserve. Na mesma frigideira, aqueça o azeite em lume brando e junte as cebolas. Mexa ocasionalmente até as cebolas estarem douradas (cerca de 7-8 minutos). Tempere-as com sal e pimenta preta moída na altura e polvilhe com a salsa. Pique as nozes grosseiramente. Noutra frigideira caramelize as fatias de batata doce (sem gordura), 2 minutos de cada lado.

Coloque os ingredientes do molho num frasco com tampa hermética. Agite até emulsionar.

Misture a batata doce e a cebola num dos lados de uma saladeira. Adicione a rúcula e o queijo no outro lado e regue com o molho. Polvilhe a salada com as nozes fritas, mexa rapidamente e sirva de imediato.

* Este passo pode ser feito até 3 dias antes. Guarde as batatas no frigorífico e retire-as 1 hora antes de iniciar a receita.

5 comentários:

  1. Hummm gostei dessa salada. Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/fettucine-de-abobora.html

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! E sim, eu sou muito do "tempo certo para a estação" mas confesso que ando farta de frio e vento... Antes chuva! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ontem esteve um dia primaveril e hoje voltamos a chuva por aqui, mas já se sente a primavera no ar, a começar a brotar em pequenas coisas lá fora.
    À mesa continua o conforto de uma salada destas, adoro batata doce e queijo de cabra.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Sim, nota-se a chegada da Primavera na Natureza a rebentar por todo o lado e aqui, no chilrear dos passarinhos que já querem fazer ninhos, mas ainda está frio e andam meios tontos sem saber que fazer.
    Adoro este tipo de saladas e os ingredientes são dos meus preferidos.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!