19.3.15

Alecrim, ervas aromáticas e uma salada de salmão fumado e ananás

Workshop Ervas Aromáticas, Hotel Valverde

Vasos e vasinhos, aromas misturados em folhas e caules de formas e tamanhos diferentes. Uma infinidade de possibilidades sem a qual a cozinha seria muito menos saborosa. As ervas aromáticas são muitas vezes a vida de um prato, o segredo da receita ou o golpe de asa do cozinheiro. Salva, funcho, erva-caril, tomilho, hortelã... Ouvir falar sobre cada uma delas, as suas utilizações e vantagens medicinais, acontece sempre que encontro a Fernanda Botelho, desta feita no bonito Hotel Valverde a convite da Iglo para conhecer A Vida com Sabor. Ouvir falar de plantas é sempre um momento de ligação à terra e ao que dela provém que é fonte de inspiração.

É no alecrim, agora em flor, que se perde o olhar de quem se senta à mesa. As argolas de guardanapo são círculos (quase) perfeitos pontuados aqui e ali de flores lilases e cujo aroma acorda a vontade de passear em campo aberto e chamar a Primavera.

Workshop Ervas Aromáticas, Hotel Valverde Workshop Ervas Aromáticas, Hotel Valverde Workshop Ervas Aromáticas, Hotel Valverde

Também conhecido como a erva da memória, o alecrim apresenta outras propriedades cujos benefícios para a saúde resultam das suas características antioxidantes e anti-inflamatórias. Como ingrediente na culinária de todos os dias é muitas vezes associado a receitas com carne e é com surpresa que o encontro ao almoço na crosta crocante que cobre os Filetes Primavera, feitos no forno. E gosto.

Pelo caminho de volta a casa, fico ainda a pensar na entrada do almoço. Uma mistura de folhas de alface onde finas fatias de ananás e salmão fumado se juntam a um fantástico molho de iogurte. Das ervas aromáticas, aquelas sem as quais tudo fica menos saboroso, não abro mão. É o endro e o cebolinho que fazem as honras e é o molho que une todos os sabores. São os sabores da Primavera que está quase a chegar.

Workshop Ervas Aromáticas, Hotel Valverde



Salada de salmão fumado e ananás com molho de iogurte e ervas
Adaptado livremente a partir de um prato do restaurante Sítio, Hotel Valverde

serve 2, como refeição

1 fatia de ananás, cortada em fatias fininhas
100 g mistura de alfaces, verde e roxa
1 fatia de salmão fumado, em pedaços
8 amêndoas torradas, picadas grosseiramente

para o molho:
3 colheres (sopa) iogurte grego
1 colher (sopa) cebolinho picado
1 colher (sopa) endro picado
1-2 colheres (chá) sumo de limão (dependendo da acidez do ananás)
sal e pimenta preta moída na altura

Distribua as alfaces nos pratos de servir, disponha as fatias de ananás por cima, em seguida o salmão e por fim as amêndoas..

Para o molho, coloque o iogurte e todos os ingredientes num frasco de tampa hermética. Agite até emulsionar. No momento de servir, verta sobre a salada.

1 comentário:

  1. Que bom aspecto. Adoro ervas aromáticas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-pierre-herme-e-um-crepe.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!