24.3.15

Arroz doce de amêndoa {com framboesas}

Arroz doce com amêndoas e framboesas

Eu não sei fazer arroz doce. É o meu karma. Por simples que os processos sejam, por melhor que a preparação se faça, o meu arroz doce nunca chega aos calcanhares do que comi feito pela minha avó ou do arroz doce branco da minha mãe que faz sempre parte das férias na praia. Há um desencontro que não se entende entre mim e um tacho fumegante de arroz a cozer e a promessa de conforto. Como sou teimosa faço uma e outra vez e outra ainda. Mudo o tipo de arroz, o leite utilizado, os temperos, mudo o tacho e o fogão. Frequentemente com resultados pouco mais que razoáveis.

A versão de hoje surpreendeu os comensais. É branca e alva e tem a textura fofa e os sabores intensos de um gelado mais do que de um arroz doce. E não tem lactose. As framboesas são um piscar de olho à nova estação e à mudança de frutos e vegetais que se avizinha. Tragam uma colher, há uma taça à espera.

a primavera 2015 Arroz doce com amêndoas e framboesas



Arroz doce de amêndoa com framboesas

serve 6-8

100 g arroz carolino
200 ml água
pitada de sal
500 ml leite de amêndoa
80 g açúcar amarelo
1 vagem de baunilha, partida ao meio e as sementes raspadas
50 g amêndoa picada grosseiramente, torrada
100 ml natas (sem lactose) para bater
1 colher (sopa) açúcar

2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) sumo de limão
125 g framboesas

Coloque a água e o sal numa caçarola e deixe ferver. Junte o arroz e cozinhe até absorver quase toda a água. Acrescente o açúcar, a vagem de baunilha (reserve as sementes) e o leite de amêndoa. Cozinhe cerca de 10-12 minutos ou até o arroz estar cozido (se necessário, acrescente um pouco de água. Bata as natas, adicione o açúcar e as sementes de baunilha e envolva o arroz, juntamente com metade da amêndoa torrada. Distribua o arroz por 6-8 taças.

Numa tigela misture cuidadosamente as framboesas, o sumo de limão e o açúcar. Reserve.

Para servir, divida as framboesas e o seu líquido pelas taças e polvilhe com a restante amêndoa torrada.