3.4.15

Coroa entrançada de Páscoa

Coroa de Páscoa

Começar de novo. É o espírito do tempo presente, a mensagem repetida nas palavras que fazem esta época festiva. Numa celebração do que está para vir, a Páscoa representa sempre um recomeço. Uma espécie de nova oportunidade, sem passivo nem fardos para carregar. Na oferta dos ovos como metáfora de uma vida nova mora uma renovação de votos que estravasa o contexto religioso, se alinha no calendário à boleia da nova estação e coincide com as árvores a florescer e os campos cheios de verde.

Cá por casa encontramos na Páscoa um pretexto para nos juntarmos à volta da mesa em família. Das tradições que tornam o borrego o rei do almoço fazem também parte os pães doces, simples ou com especiarias, as tartes de amêndoa e os inevitáveis bolos fintos a cheirar a erva-doce.

Coroa de Páscoa Coroa de Páscoa

Este ano há-de ser uma coroa entrançada a dominar a mesa. Das mãos que por aqui se ocupam das massas lêvedas sai esta beleza doce, recheada de passas e amêndoa picada. O desafio de enrolar, cortar e entrançar a massa parece maior do que na realidade é. O resultado final é garantia de muitos sorrisos dividos e de uma família feliz.

Boa Páscoa!

Árvores em flor



Coroa entrançada de Páscoa

750 g farinha (T65)
15 g de fermento fresco
1 colher (chá) de sal
125 g açúcar
120 g manteiga, à temperatura ambiente
4 ovos médios + 1 gema para pincelar
200 ml leite
100 g passas 
125 g milo de amêndoa granulado
1 limão (raspa da casca)

1. Dissolva o fermento em 100 ml de leite. Numa tigela à parte, misture a farinha, o açúcar, a raspa do limão e o sal. 
2. Adicione 4 ovos ligeiramente batidos e os restantes 100 ml de leite à mistura de farinha. Combine todos os ingredientes de modo uniforme e deixe repousar cerca de 15 minutos.

3. Junte agora a mistura de leite com fermento à mistura da farinha e amasse durante cerca de 10 minutos até ter uma massa uniforme e elástica. 

4. Deixe levedar durante 1,5 horas, até que a massa duplique de volume.

5. Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha estenda a massa num rectângulo. Pincele toda a superfície da massa com um ovo batido e polvilhe com uma colher de sopa de açúcar, as passas e o miolo de amêndoa granulado.

6. Enrole a massa com o cuidado de apertar um pouco mais nas pontas para garantir que o recheio se mantém no interior. Com uma faca afiada corte este rolo  no sentido longitudinal e de seguida enrole os dois pedaços num cordão. Forme uma coroa juntando as duas extremidades do cordão e coloque num tabuleiro de forno. Deixe levedar mais cerca de 1 - 1,5 hora. 

7. Pré-aqueça o forno a 180ºC e pincele a coroa com o restante ovo batido ao qual pode adicionar mais um pouco de açúcar. 

8. Deixe cozer durante 50-55 minutos até ter uma cor dourada. Arrefeça sobre uma rede e polvilhe com açúcar em pó para servir.
Nota: No passo 6, pode optar-se por cortar o rolo em fatia e moldar pequenos caracóis individuais. Neste caso, é necessário considerar espaço adicional de tabuleiro e adequar o tempo de cozedura no forno.

3 comentários:

  1. Boa Páscoa, Suzana.

    Um beijinho,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Uma coroa entrançada, perfeita para a celebração da Páscoa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Lindíssima!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!