13.5.15

{Amor à Terra} Chá e waffles com compota de figo e amoras

Amor à Terra e waffles de aveia e limão

Há poucos momentos mais retemperadores que um chá ao fim da tarde em boa companhia. Sem grandes cerimónias ou delicados preceitos, são duas chávenas servidas enquanto se preparam umas waffles. Pelo meio uma conversa sem fim, de tudo e de nada, daquelas em que a vida acontece e que devem ser apreciadas. Sem ser um hábito de todos os dias, às vezes pomos a mesa e aproveitamos estes momentos de acalmia.

À procura de uma infusão de perpétuas roxas, panaceia para gargantas cansadas e vozes a precisar de conforto, cruzo-me com a Amor à Terra. Só o nome remete para o meio natural de onde vêm os ingredientes, com a Serra da Arrábida como casa, e essa proximidade com a natureza a servir de inspiração. Fico a saber mais sobre este Galapos Tea, uma mistura bonita de nome curioso feita de cidreira e perpétuas roxas.

Amor à Terra e waffles de aveia e limão jarros

Infusão feita e a massa de waffles no frio é tempo de preparar a fruta que as há-de acompanhar. Desta feita são as últimas amoras descongeladas e polvilhadas com açúcarem pó e uma compota de figo da Amor à Terra, sem açúcar adicionado. É uma espécie de chamamento do Verão, com as temperaturas lá fora a ajudar à ilusão.

Estas waffles de aveia e limão são muito fáceis de fazer. Podem ser preparadas na véspera se se quiser servi-las ao pequeno-almoço e sendo integralmente de aveia a textura é um pouco diferente das tradicionais. São muito versáteis nos sabores a combinar, normalmente gosto delas com uma fruta fresca, uma compota (ou mel) e iogurte natural.

São servidos?

Amor à Terra e waffles de aveia e limão



Waffles de aveia e limão

serve 2

90 g farinha de aveia
40 g flocos de aveia
1 colher (sopa) açúcar baunilhado
1 ovo grande (ou 2 pequenos)
125 ml buttermilk*
1 colher (sopa) manteiga com sal, derretida
raspa de 1/2 limão (pequeno)

Peneire a farinha e o açúcar para uma tigela e junte a raspa do limão e os flocos de aveia. Bata o ovo e o buttermilk numa tigela mais pequena, à parte. Misture os líquidos com os sólidos até obter uma massa homogénea. Adicione a manteiga e envolva. Reserve no frio 30 minutos.

Para cozinhar as waffles, aqueça a máquina e utilize a quantidade adequada. Deixe cozinhar (cerca de 2-3 minutos). Repita com a restante massa. Sirva com compota de figo, amoras e iogurte.

* Pode substituir o buttermilk por 110 ml de leite misturados com 1 colher sopa de sumo de limão. Coloque numa tigela e deixa ficar 30 minutos mexendo ocasionalmente (o leite irá "talhar").