15.5.15

Sopa de ervilhas com parmesão e a Casa dos Sabores

Casa dos Sabores

De verde ervilha se escreve esta história. E depois há as favas, os grãos de soja e todas as tonalidades de verde que a natureza oferece e que ficam disponíveis numa paleta de pratos crus e cozinhados tão grande como a imaginação. Na Casa dos Sabores da Iglo o mote é a partilha. Porque quando uma dúzia de pessoas se sentam à mesa e comem juntas é muito mais do que uma refeição, com as conversas e as gargalhadas a contribuir para o burburinho de fundo que faz da cozinha o sítio preferido da casa.

Pela mão da Ana, da Isabel e da Sónia fui conhecer a bonita cozinha onde este projecto tem lugar e onde são servidos os jantares confeccionados pela Isabel Queiroz. O verde, esse, está garantido, seja nos pormenores da decoração, na mesa posta ou nas ervas aromáticas que dão vida à bancada.

Casa dos Sabores Casa dos Sabores Casa dos Sabores Casa dos Sabores

Mas o verde chega também ao menu. Da deliciosa guacamole de ervilhas e tortilhas caseiras ao delicioso creme de ervilhas, bacon e hortelã que fizeram as entradas, ao crocante de frango com recheio cremoso de alho e ervas acompanhado por legumes e queijo feta assim se fez a inauguração da Casa dos Sabores. No final as meninas arregaçaram as mangas e deram uma ajuda na sobremesa, um suspiro com natas batidas e frutos vermelhos que arrancou ainda mais sorrisos entre os gulosos de serviço!

Apesar da sobremesa ainda me estar na memória, é sopa que me tem apetecido mais ultimamente. A minha versão com ervilhas deixa de fora o bacon e junta queijo parmesão à combinação. Tão fácil de fazer quanto é de comer, o verde brilhante desta sopa nunca deixa de surpreender.

As inscrições para os jantares já estão fechadas e o jantar com a Sónia é hoje mas na próxima semana ainda podem jantar com a Isabel ou com a Ana.

Casa dos Sabores



Sopa de ervilhas e parmesão

serve 4-6

500 g ervilhas
1 alho francês médio, picado grosseiramente
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picado
2 colheres (sopa) azeite
800 ml caldo de legumes
1 ramo pequeno de hortelã (reserve umas folhinhas para servir)
50 g queijo Parmesão, ralado na altura (reserve um pouco para servir)

Aqueça o azeite numa panela, junte o alho, a cebola e o alho francês e deixe cozinhar em lume fraco (2-3 minutos). Adicione as ervilhas. Cubra com o caldo e deixe cozer, tapado, 8-10 minutos. Adicione a hortelã e o queijo e cozinhe mais 2 minutos. Reduza a puré com a varinha mágica. Rectifique o sal e junte mais caldo, se necessário.

Sirva em copos com uma folha de hortelã e uma colher de Parmesão.

--
outras sopas:
Sopa Indiana de couve-flor e especiarias
Sopa de alho francês e curgete
Sopa cremosa de favas com ovo escalfado