2.6.15

Pães de alfarroba e sésamo com hambúrgueres de perú e limão

Pão de alfarroba e aveia com sementes de sésamo

De quando em vez lá vem a lume a temática da alimentação saudável. Cada um de nós tem necessidades diferentes, quer seja a nível da nutrição propriamente dita, quer seja no modo como um regime alimentar responde ao nosso contexto cultural e pessoal ou aos valores e vontades que temos. Independentemente das características da dieta que escolhemos, vegetariana, vegan, paleo ou outra qualquer, o importante é o equilíbrio e a qualidade dos alimentos que nos chegam ao prato. E esse parece ser o único critério válido para a tal abordagem saudável.

Nas minhas escolhas, feitas tantas vezes sem pensar e ao sabor dos ingredientes disponíveis, raramente entra a carne. Para desgosto do carnívoro cá de casa que se vê na necessidade de encontrar estratégias para fazer entrar no cardápio receitas que a contemplem. Desta feita o pretexto para uns hambúrgueres foram os pães de alfarroba e sésamo que fizeram a fornada de pão feito em casa da semana.

Pão de alfarroba e aveia com sementes de sésamo

A combinação de sabores para os hambúrgueres é semelhante a uma receita antiga, neste caso, ao perú juntou-se o limão, a salsa e alho novo. Porque as curgetes começam a chegar e as cebolas roxas também, as cores que fazem esta paleta servem-se sobre os hambúrgueres, as curgetes grelhadas e as cebolas caramelizadas. Juntámos ainda rebentos de beterraba, para dar cor e vivacidade ao conjunto. As batatas fritas carregadinhas de pimenta e a cerveja são opcionais. Quanto aos pães fica a explicação do padeiro de fim-de-semana:

Esta receita é inspirada num pão de alfarroba da padaria Quinoa, em Lisboa. A base é farinha de trigo T65 à qual se junta farinha de alfarroba e farinha de aveia que lhe conferem uma cor escura e um aroma achocolatado. Neste caso, dei-lhes a forma de bolas para servirem como pães para hambúrguer e, por isso, juntei-lhes também sementes de sésamo como cobertura. A receita dá para 6 a 8 pães dependendo do tamanho.

Pão de alfarroba e aveia com sementes de sésamo



Pães de alfarroba e sésamo

350 g farinha T65
50 g farinha de aveia
50 g farinha de alfarroba
80 g sementes de sésamo
1 colher (chá) de sal
10 g fermento fresco
1 colher (sopa) de melaço (ou treacle)
280 ml água
1 ovo batido, para pincelar

1. Numa tigela misture as farinhas, as sementes de sésamo e o sal. Reserve uma colher de sopa das sementes para finalizar os pães.

2. Numa tigela maior dissolva o fermento na água e adicionando também o melaço.

3. Adicione a mistura das farinhas à mistura do fermento, água e melaço.

4. Misture bem e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

5. Amasse durante cerca de 10 minutos até obter uma massa consistente e elástica.

6. Deixe levedar entre 1 a 2 horas até duplicar de volume.

7. Vaze a massa e divida-a em 6 a 8 porções. Molde-as em bola e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha.

8. Deixe levedar mais 1 hora.

9. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

10. Pincele os pães com o ovo batido e cubra com sementes de sésamo.

11. Leve ao forno e deixe cozer durante cerca de 30-35 minutos.