6.10.15

Quadrados de polenta e limão (e un buon caffè)

Bolo de polenta e limão (com café)

Parte indissociável da cultura italiana, o café faz parte da paisagem urbana de qualquer cidade em Itália, tal como a comida, tornando cada uma única e inesquecível. Doppio, cappuccino, caffé latte, latte macchiato, marocchino... É possível encontrá-los ao balcão ou servidos à mesa, cada um visto como mais adequado a esta ou aquela hora do dia, numa série de rituais repetidos com fervor e inscritos ao longo da vida no ADN gastronómico de cada italiano. Numa homenagem dupla a esta grande paixão pelo café, a Nespresso presta tribute to Milano e Palermo com a sua mais recente limited edition.

Com as diferenças entre as tradições do Norte e do Sul a serem muito visíveis nos rituais em torno do café de cidades como Milão e Palermo, também o gosto particular de cada um se expressa em dois cafés intensos mas de características diversas. Enquanto Milano é elegante e suave, bebido ao balcão num curto mas inspirador momento, Palermo é rico e picante, encorpado e poderoso, tomado à mesa com todo o tempo do mundo. Perco-me de amores por este tribute to Milano e não consigo deixar de imaginá-lo em boa companhia, com um quadrado de polenta e limão.

Bolo de polenta e limão (com café) Bolo de polenta e limão (com café)

Certos ingredientes levam-nos de imediato para outro país. Na minha mente, repleta de memórias de viagens passadas em turbilhão, polenta é sinónimo de Itália. A sua cor amarela e textura mais ou menos presente é bilhete de ida para Norte ao encontro de uma combinação clássica. Polenta e limão são utilizados em conjunto em muitos pratos mas é em forma de bolo que hoje se juntam. Por ser feita a partir do milho, a polenta não tem glúten, o que torna esta receita ideal para intolerantes ou pessoas com dietas sem este componente. Mas é o sabor forte a limão que primeiro se destaca assim damos a primeira dentada. Entre um gole de café e outro, é quase (quase) como estar em Milão com a vibrante cidade à nossa espera e a promessa de glamour em cada canto.

Prendiamo un caffè?

Bolo de polenta e limão (com café)



Quadrados de polenta e limão

rende 12 quadrados

3 ovos grandes
50 ml azeite virgem extra (de preferência, frutado) + extra para a forma
50 g iogurte natural
140 g açúcar amarelo
raspa de 1 limão médio
85 g polenta
140 g farinha sem glúten, peneirada (usei da Nacional)+ extra para a forma
1 pitada de sal
1 colher (chá) fermento em pó
açúcar em pó, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele uma forma rectangular 14x23 cm (ou semelhante) com azeite e polvilhe com a farinha.

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara. Junte o iogurte e a raspa de limão e mexa. Adicione o azeite, aos poucos. Acrescente a polenta, a farinha, o fermento e o sal e bata até a mistura estar homogénea. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35-40 minutos ou até o bolo estar cozido (se necessário cubra com papel de alumínio no final da cozedura para não queimar). Deixe na forma por 10 minutos e desenforme para um prato. Quando o bolo estiver frio, apare os lados com uma faca de serrilha grande. Divida o lado mais pequeno em 3 e corte. Ainda com o bolo alinhado, corte ao meio agora a parte mais comprida e cada uma das metades novamente ao meio, para obter 12 quadrados.

Sirva frio, polvilhado com açúcar em pó, a acompanhar o café.