9.10.15

Salteado asiático de cogumelos e massa de ovo

Salteado de cogumelos e pimentos com massa de ovo

Primeiro um, depois outro e outro. Na cidade grande onde o tempo não pára para coisas como a mudança das estações ou os humores dos seus habitantes, as cores mudam sem pedir licença. Entre ventanias, bátegas de água e dias nublados, desenha-se um Outono que queremos seja do nosso contentamento. Olhar em volta e notar as diferenças na paisagem urbana é uma das pequenas maravilhas de todos os dias. O momento mágico em que se dá o aparecimento de cogumelos depois das primeiras chuvas nunca deixa de me surpreender.

Sem prestar atenção ao calendário, os pimentos vermelhos e os (últimos) tomates insistem em dividir o espaço na bancada com os marmelos e as abóboras. São combinação perfeita para os cogumelos shiitake cuja produção em Portugal subiu em flecha nestes últimos anos. Acessíveis nos mercados e supermercados, estes cogumelos remetem para o Japão mas o seu sabor característico adapta-se muito bem a outras influências.

Salteado de cogumelos e pimentos com massa de ovo Salteado de cogumelos e pimentos com massa de ovo

Um dia damos por nós a gostar de ingredientes ou comidas às quais, por desdém ou simples implicação, sempre torcemos o nariz. Cá em casa, descobrimos os caminhos para os supermercados asiáticos e aceitámos há muito os encantos dos sabores que vêm de longe. Molhos diversos, vegetais menos comuns, especiarias mil e o fiel wok.

Na corrida dos almoços de semana, feito em três tempos e outras tantas mexidelas assim se faz esta receita. Da intersecção das estações, o melhor dos verões e o mais promissor dos outonos. Pimentos vermelhos e cogumelos, à boleia de massa de ovo e amendoins torrados. Tragam os pauzinhos, as taças estão servidas.

Salteado de cogumelos e pimentos com massa de ovo



Salteado asiático de cogumelos e massa de ovo

serve 2

125 g massa chinesa (com ovo)
200 g cogumelos shiitake (ou outros, a gosto), cortados ao meio
1 dente alho, picado finamente
2 colheres (chá) gengibre ralado
2-3 cebolos (com rama), fatiados (reserve uma parte da rama para guarnecer)
1 pimento vermelho, em tiras
1 colher (chá) óleo de sésamo
1 colher (sopa) óleo de amendoim
2 colheres (sopa) molho de soja + extra para servir
2 colheres (sopa) cebolinho picado
1 colher (sopa) coentros picados
1 colher (chá) amendoins torrados, picados grosseiramente

Coza a massa de acordo com as instruções. Escorra e reserve.

Aqueça o óleo de amendoim e o óleo de sésamo numa frigideira larga ou num wok. Junte o alho, o gengibre e o cebolo e frite até ficar dourado, sem queimar, 2 minutos. Adicione o pimento vermelho e os cogumelos e, em lume forte, cozinhe 3-4 minutos. Acrescente a massa reservada, o molho de soja, os amendoins picados e metade do cebolinho picado. Salteie mais 3 minutos, até a massa estar bem misturada com os restantes ingredientes.

Sirva de imediato, com o restante cebolinho picado e os coentros e, se necessário, molho de soja.