4.11.15

{Coração, Cabeça e Estômago} Uma exposição de fotografias e 8 anos de blog

dióspiros // persimmons

Diz-se do tempo que é subjectivo, construído de significados únicos e intransmissíveis, vivido com todos os sentidos em alerta, guardado na memória por ordem de prioridade. Há 8 anos abri pela primeira vez uma caixa de texto para escrever uma receita. Foi um acto fruto do acaso e sem qualquer premeditação. Mal sabia que a criatura acabada de nascer havia de tomar vida própria e seguir caminhos seus levando-nos consigo sem pedir licença. Têm sido anos de novas descobertas, encontros felizes e muito por que dar graças. Grata estou por vos ter aí, lendo, seguindo, comentando, dando mais do que o que levam. Sempre.

Da criatura crescida, que se emancipa todos os dias, saiu uma exposição de fotografias. Coração, Cabeça e Estômago. Título roubado a Camilo, numa singela homenagem à colecção de livros de José Quitério, para um conjunto de imagens do blog patentes no Centro de Artes e Espectáculos na Figueira da Foz durante o mês de Novembro. São imagens feitas no momento, com a chegada do mercado, da comida a caminho da mesa ou a última imagem do prato na mesa antes de se começar a comer. Cada imagem resulta de um disparo, sem planeamento ou encenação. Deixo-vos o texto da exposição e mais um agradecimento por estes 8 anos. Obrigada!

Figueira da Foz, Portugal Coração, Cabeça e Estômago, CAE, Figueira da Foz Coração, Cabeça e Estômago, CAE, Figueira da Foz



Coração, Cabeça e Estômago

Histórias de comer escritas entre a bancada da cozinha e a mesa de refeições, à boleia de um copo de vinho, muita conversa e uma mexidela de tacho. Três actos de uma vida dedicada à comida.

* Coração *
Os afectos e os sabores familiares, os aromas de pratos favoritos e o retorno a emoções que nos transportam para outros lugares. Cozinhar é um acto de amor e carinho, uma prova de dedicação impossível de traduzir em palavras.

* Cabeça *
As memórias do que nos faz ou fez felizes são alimento para a mente. É a lembrança de momentos em torno da mesa que nos faz reviver uma e outra vez aquela refeição e as vozes conhecidas, na partilha do mais humano dos actos: o comer acompanhado.

* Estômago *
A sensação de conforto e plenitude que vem da saciedade é tanto fruto do que se comeu como daquilo que se viveu. Da gula propriamente dita fica apenas a vontade pois à barriga só chega o que o cérebro registou e o peito guardou.

--

CAE, Sala Afonso Cruz
Rua Abade Pedro
3080-084 Figueira da Foz

(entrada gratuita)