18.11.15

Empadas de caril de legumes com salada e um passatempo

Empadas de legumes

Dedos que tratam a massa com cuidado. Mãos que mexem o recheio colorido e repleto de aromas longínquos. Desejos de comidas meio em jeito de presentes que se abrem com curiosidade de conhecer o seu interior e provar o que o nariz adivinha. Barrigas que esperam pela combinação crocante da massa e o quente do recheio num conforto que remete para dias felizes. É assim a minha relação gulosa com as empadas.

Fazer empadas não tem de ser difícil. Deixo as aventuras das voltas e mais voltas da massa folhada para outro dia. Hoje é a opção congelada, da melhor qualidade possível e preferencialmente feita apenas com manteiga, que há-de servir de base e tampa a uma versão vegetariana onde os aromas do caril nos levam para outras mesas mais a Oriente. Demoram apenas uns 60 minutos a fazer e garantem uma entrada bonita ou uma refeição leve muito saborosa.

Salada de Outono Cogumelos Portobello

Cá em casa o menu semanal acontece ao sabor dos ingredientes disponíveis, do tempo (por vezes curto) para os confeccionar e da vontade dos comensais. Os meus desejos de salada não diminuem com a chegada das estações mais frias, sobretudo quando os dias luminosos enchem de claridade a cozinha.

As empadas de caril de legumes vão acompanhadas de uma salada que faz jus à cor e diversidade que antevemos assim aparecem as primeiras folhas. Como os olhos também comem, abro a salada cheia de folhas diversas, texturas e cores que se combinam na saladeira que as espera. Proponho-vos experimentar as saladas Florette, num passatempo simples onde só é preciso dizer qual é o vosso ingrediente predilecto numa salada e seguir as instruções.

Empadas de legumes



Como celebração deste Outono cheio de sol a Florette disponibiliza 5 conjuntos dos seus produtos para refeições repletas de cor a leitores do blog (1 Salada Gourmet 8 Brotes + 1 Salada Gourmet Outono/Inverno + 1 embalagem de Agrião + 1 embalagem de Frutos Secos + 1 Molho Gourmet).

Para participar no passatempo só tem de ser seguidor das páginas da Florette e do gourmets {amadores} no facebook e deixar um comentário aqui com o nome de seguidor e um ingrediente favorito para uma salada. (O meu, por exemplo, é o agrião!) Os 5 vencedores serão sorteados entre os participantes, que têm de ter uma morada em Portugal Continental para receber os produtos Florette. O passatempo decorre até dia 30 de Novembro.

Empadas de legumes e caril

4-6 empadas, dependendo do tamanho

1 batata doce pequena, descascada e em cubos
1 cenoura pequena, em cubinhos
2-3 floretes de brócolos, cortados ao meio longitudinalmente
1 colher (sopa) óleo de amendoim
1 colher (chá) de mistura de caril (ou ¼ canela + ¼ sementes de coentros moídas + ¼ gengibre moído + ¼ açafrão das índias)
1 dente de alho, picado
2 cogumelos portobello
tomilho
250 g massa folhada (preferencialmente biológica e feita apenas com manteiga)
1 colher (sopa) creme de coco (ou crème fraîche)
1 colher (sopa) amendoins torrados, picados
flor de sal e pimenta preta moída na altura

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os cogumelos num prato de forno e tempere com tomilho, o dente de alho e sal. Leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno e reserve. Aumente a temperatura do forno para 220ºC.

Forre os ramequins com círculos de massa folhada e corte as tampas. Reserve no frio.

Salteie a batata-doce, a cenoura e os floretes de brócolos no óleo de amendoim. Junte a mistura de caril e mexa durante 2 minutos. Retire os ramequins do frigorífico. Corte grosseiramente os cogumelos assados e adicione ao legumes, juntamente com o creme de coco. Mexa e tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura. Recheie as empadas, dividindo a mistura de legumes e caril pelas 4 caixas. Coloque a tampa e vá fechando ao pressionar as duas placas de massa uma contra a outra. Use os restos de massa para fazer pequenos enfeites (opcional). Leve ao forno 15-20 minutos ou até a massa estar dourada. Se necessário ao fim de 10 minutos baixe a temperatura do forno para 200ºC.

Sirva quentes com uma salada, temperada com molho de iogurte.

26 comentários:

  1. Seguidor blog: Tertúlia da Susy
    Seguidor facebook: Susana Margarida Coelho
    Ingrediente: ovo cozido

    ResponderEliminar
  2. Seguidora: Andreia Pombal

    Por acaso o meu ingrediente favorito para uma salada também é o agrião!

    ResponderEliminar
  3. Seguidora: Sandra Clemente
    Ingrediente: Rúcula

    ResponderEliminar
  4. Parecem excelentes estas empadas!
    Seguidora Cozinhar Sem Lactose
    Ingrediente: Alface

    ResponderEliminar
  5. Seguidor facebook: Fátima Martinho
    Ingrediente: rucúla

    ResponderEliminar
  6. Seguidora: Margarida Rodrigues Fazenda
    Ingrediente favorito: Alface roxa

    ResponderEliminar
  7. Seguidora facebook Mena Fonseca
    Seguidora blog Mena F
    ingrediente : alface roxa

    ResponderEliminar
  8. Seguidor: Bruno Simões
    Ingrediente: Rúcula

    ResponderEliminar
  9. Seguidora FB: Geraldina Santos
    Ingrediente: pepino

    Dina Rodrigues

    ResponderEliminar
  10. Liliana Pereira
    Ingrediente: vinagre balsâmico

    ResponderEliminar
  11. Seguidora: Maria Manuela
    Ingrediente favorito: Canónigos (uma delícia que conheci com a Florette)

    ResponderEliminar
  12. Seguidora: Bárbara Cardoso
    Ingrediente favorito: rúcula

    ResponderEliminar
  13. Seguidora: Paula Casimiro
    Ingrediente: Canónigos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!