6.11.15

Sopa de beterraba e queijo atabafado e o workshop Pratos que Sabem Bem

Cooking Memories, Sopa de beterraba com queijo atabafado

Pratos que sabem bem. Os pratos que sabem bem são aqueles que nos enchem a alma para além do aconchego da barriga. Faz sol num dia bonito na marina de Cascais quando Mónica Pereira nos recebe no seu Cooking Memories para um workshop em torno dos Queijos Santiago. O desafio é integrar os queijos frescos, o requeijão e os queijos regionais curados em vários pratos. Para quem como eu não consegue conceber a vida sem queijo este tem tudo para ser um dia feliz.

No atelier de cozinha da vencedora da edição de 2014 do Chefs Academy há uma parede que sintetiza o espírito do momento. O desafio em forma de almoço há-de levar-nos a fazer uma mão cheia de receitas sempre inspiradas nos diferentes queijos. Vamos fazer pão de queijo? A pergunta (que não espera pela resposta) vê chegar muitas mãos para amassar e moldar as bolinhas que ficam no forno enquanto passamos à próxima receita.

Cooking Memories, Mia Couto Cooking Memories, Bolinhos de salmão com requeijão

A sopa de beterraba e gengibre com framboesas e água de coco é muito fácil de fazer e deliciosa. Com o queijo atabafado, o meu absoluto favorito, e umas folhas rasgadas de manjericão e fica pronta a receita que me apetece repetir vezes sem conta. Mas há trabalho para fazer. Copos de vinho pousados na bancada da cozinha que é tempo de tratar dos cogumelos recheados com espinafres e queijo curado. Com as indicações precisas da Mónica e um batalhão mais ou menos organizado de aprendizes, em pouco tempo os cogumelos tomam no forno o lugar dos pães de queijo com queijo Cerrado Do Vale Curado, que por não levarem óleo na sua confeccção são uma alternativa mais saudável.

Para prato principal, bolinhos de salmão e batata-doce com requeijão. De novo o cuidado ao explicar as técnicas e a ideia por detrás da receita, uma rotina repetida que a Mónica insiste em ter e com que me identifico. Tudo explicadinho, desde o modo de escalfar o salmão, às escolhas da batata-doce e do requeijão. Em menos de nada e estamos a fritas os bolinhos. Do outro lado da cozinha, já se pensa na sobremesa. Massa philo, azeite e um recheio muito português com mais um dos meus preferidos: o Queijo Fresco de Cabra com recheio das trouxas com compota de tomate e nozes que juntam um aroma de canela a uma refeição cheia de sabor.

No final fica a certeza que os pratos que sabem bem precisam de ingredientes de qualidade, mãos conhecedoras e boa companhia. Porque mesmo de barriga cheia não consegui deixar de me lembrar da sopa de beterraba e no queijo atabafado, deixo a receita para fazer de novo e comer uma e outra vez.

Cooking Memories, Cogumelos recheados Cooking Memories, Pão de queijo Cooking Memories, Bolinhos de salmão com requeijão Cooking Memories, pastel de queijo e doce de tomate



Sopa de beterraba e queijo atabafado
Adaptado de uma receita de Mónica Pereira no workshop Pratos Que Sabem Bem

2-4 porções

2 beterrabas, cozidas com pele e descascadas
125 g framboesas
500 ml de água de coco
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado (ou mais a gosto)
1 Queijo Fresco Atabafado Santiago
manjericão, para servir
flor de sal
.
Corte as beterrabas em cubos. Coloque numa tigela, junte as framboesas e metade da água de coco. Triture e vá misturando a restante água de coco. Adicione o gengibre e tempere com flor de sal. Leve a sopa ao frio por 30-45 minutos.

Sirva com queijo fresco atabafado Santiago partido grosseiramente e folhas de manjericão (opcional).