15.2.16

Tarte de coco e chocolate (sem glúten, ovos ou lactose)

Tarte de coco e chocolate

A cozinha cá de casa não se mede em chavões alimentares e menos ainda em calorias. Por aqui não há ingredientes malditos ou alimentos "maus". É a qualidade do que comemos, a sua proveniência e uma escolha equilibrada que mais nos importa. Mas nos dias que correm todos temos amigos e familiares que por questões de saúde ou por opção não comem glúten ou lactose, evitam os açúcares refinados ou deixam de parte os ovos. A pensar neles e como sugestão para uma sobremesa de uma refeição especial, esta tarte de coco e chocolate, sem glúten, ovos ou lactose, é garantia certa de sorrisos rasgados.

Chocolate e tangerina, com avelãs e coco na base, foi a combinação escolhida para ganhar corações em volta da mesa. Esta é uma sobremesa intensa e repleta de sabor, que nada fica a dever às versões mais convencionais. Como se tal não fosse suficente, é ainda muito fácil e rápida de fazer.

Deve ser consumida em fatias pequenas e partilhada com muita conversa a acompanhar. Fica perfeita com uma chávena de café!

Tangerinas Tarte de coco e chocolate



Tarte de coco e chocolate (sem glúten, ovos ou lactose)

serve 8-10

75 g avelãs, torradas e sem pele
75 g coco ralado, torrado>
50 ml óleo de coco, derretido
1 colher (sopa) cacau
1 colher (sopa) açúcar de coco
pitada de sal

200 g chocolate (64% cacau)
casca de 1 tangerina
200 ml leite de coco
25 ml sumo de tangerina

Prepare uma forma de fundo amovível com 22-24 cm e forre com papel vegetal. Reduza a coco e as avelãs a pó numa picadora. Misture com o óleo de coco, o açúcar de coco, uma pitada de sal e o cacau numa tigela. Com as costas de uma colher espalhe esta mistura no fundo da forma, compactando-a para formar a base e as laterais. Leve ao frigorífico, no minímo 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire a forma do frio. Aqueça o leite de coco até quase ferver. Parta o chocolate para uma tigela resistente ao calor e junte o leite de coco. Deixe derreter 2 minutos e mexa em seguida até obter uma mistura brilhante e homogénea. Adicione a casca e sumo de tangerina. Coza a base por 10 minutos. Retire e deixe arrefecer completamente. Verta a mistura de chocolate e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas (ou de um dia para o outro).

Sirva com mais casca de tangerina (opcional).

nota: usei uma forma pyrex. Neste caso, deve ter-se o cuidado de evitar colocar a forma com a base ainda gelada no forno pois a forma pode partir.

4 comentários:

  1. Tenho sonhado com essa tarte... Obrigada, lindinha ;-)

    ResponderEliminar
  2. Ai, que isto parece-me coisa de nos fazer perder a cabeça. Qual fatia pequenina! lol

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha de sabores :) aqui também não há ingredientes maus ou proibidos, há sim um balanço no que se come e atenção aos exageros. Agora corta lá uma fatia!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!