22.2.16

Tartines de abóbora assada e sementes de papoila com queijo fresco

Tartines de abóbora assada e sementes de papoila com queijo fresco e alcaparras

As receitas são apenas uma ideia, um ponto de partida para uma combinação de ingredientes, uma técnica ou um tipo de prato. É o que delas fazemos que nos leva a senti-las como nossas e a repeti-las uma e outra vez, umas vezes seguindo as indicações, outras fazendo tudo ao contrário. Foi assim que acabei a replicar uma receita da minha amiga Isabel Zibaia Rafael, autora do Cinco Quartos de Laranja, que saiu diferente do original. Mas talvez seja melhor começar esta estória pelo princípio...

Corria ainda o mês de Novembro quando fomos passar um final de tarde muito divertido ao espaço Samsung Chef's Experience, no Mercado da Ribeira. Neste workshop a Isabel fez a pergunta "Vamos cozinhar com quinoa? e nós dissemos que sim. Lá fomos seguindo as indicações para cozinhar umas aromáticas espetadas de frango com ras-el-hanout e uma salada de quinoa e batata doce muito curiosa. Não sem antes nos termos deliciado com uma entrada cheia de cor: sandes abertas de abóbora assada sobre requeijão e sementes de sésamo preto, uma receita do livro Delicioso Piquenique, que era também a nossa senha de entrada no workshop.

Delicioso Piquenique, Isabel Zibaia Rafael Tartines de abóbora assada e sementes de papoila com queijo fresco e alcaparras

Uma dentada a seguir à outra enquanto íamos ouvindo as explicações da Isabel, literalmente ao nosso ouvido, pois cada participante usa um auricular para poder acompanhar o que vai sendo dito. Na minha mente ficou desde logo a vontade de fazer estas sandes abertas em casa. E fiz. Como não tinha os ingredientes todos fui substituíndo: sementes de sésamo preto por sementes de papoila, requeijão por queijo fresco. No final a montagem saíu também ao contrário, abóbora por baixo, queijo por cima. Delicioso na mesma e a trazer memórias deste workshop entre amigos.



Workshop Cinco Quartos de Laranja Workshop Cinco Quartos de Laranja

Voltemos então à nossa aventura. O aroma inesquecível do ras-el-hanout enchia o espaço, a levar-nos em viagem para o Norte de África, e a quinoa na panela abria portas de mundos novos prontos a descobrir. Queremos saber mais e a Isabel lá vai explicando mais sobre as especiarias, onde comprar, as origens da quinoa e a forma de confeccioná-la. As descobertas tinham apenas começado e já todos cozinhavámos em conjunto, a todo o vapor. A organização muito cuidada e com tudo preparado e a voz firme da Isabel garantiam que não ficávamos sem jantar, tal era a boa disposição que reinava. No final, comemos um prato cheio de sabor e trouxemos muitas ideias novas para experimentar em casa. A noite não havia de acabar sem umas rabanadas doces, servidas em modo de despedida e promessas de voltarmos a encontrar.

E como o Cinco Quartos de Laranja completou agora 10 anos, há novo workshop para comemorar! Vão lá habilitar-se e boa sorte!

Workshop Cinco Quartos de Laranja


Tartines de abóbora assada e sementes de papoila com queijo fresco
Adaptado livremente de uma receita de Isabel Zibaia Rafael, Delicioso Piquenique

serve 4, como entrada

1 queijo fresco grande, em cubos
20 alcaparras, em conserva
25 g folhas de agrião
150 g abóbora assada (com tomilho)
1 colher (sopa) de sementes de papoila
2 colheres (sopa) azeite virgem extra
flor de sal e pimenta preta

4 fatias de pão, torradas (para servir)

Esmague a abóbora com um garfo e misture as sementes de papoila. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura.


Coloque uma colher de sopa de mistura de abóbora em cada fatia de pão e barre. Divida o queijo pelas fatias e disponha as alcaparras (5 em cada fatia). Finalize com o agrião, um pouco de flor de sal e regue com o azeite.

Sirva de imediato.