31.3.16

Arroz selvagem frito (com abóbora e cogumelos)

Arroz selvagem frito (com abóbora e cogumelos)

O último dia do mês de Março faz-se de sol às caretas e uma indecisão sobre o que vestir. Na cozinha continuam ainda a imperar as cores da estação que agora termina com as maçãs a dominar na fruteira e uma bóbora a espreitar por entre as batatas-doce. Há-de haver um dia em que este cenário muda mas ainda não é hoje.

Quase a decidir o que fazer para o almoço, num daqueles dias em que rápido, nutritivo e saboroso são palavras de ordem. Assim é este arroz frito, feito sem pensar muito para dar utilidade a meia dúzia de cogumelos e um resto de arroz selvagem que esperam impacientemente no frigorífico.

Arroz selvagem frito (com abóbora e cogumelos)

O arroz frito é um prato de raízes asiáticas a que se associam normalmente sabores frequentes nestas cozinhas. A minha versão usa apenas ervas secas e cebolos tão característicos neste tipo de confecções e junta abóbora e cogumelos para um almoço express na Actifry.

Pode ser utilizado como acompanhamento para carne assada ou servido como refeição com um ovo estrelado. Esta foi a opção vegetariana para o almoço de hoje. São servidos?

Arroz selvagem frito (com abóbora e cogumelos)



Arroz selvagem frito (com abóbora e cogumelos)

serve 2, como refeição (ou 4, como acompanhamento)

100 g arroz selvagem
2 cebolos
1 dente de alho, picadinho
100 g abóbora, em cubinhos
5-7 cogumelos marron, fatiados
1 colher (café) tomilho seco
1 colher (sopa) salsa picada
flor de sal e pimenta preta moída na altura
1 colher Actifry azeite

2 ovos estrelados, para servir (opcional)

Coza o arroz em água com sal (cerca de 8 minutos). Deixe arrefecer completamente.

Coloque a abóbora na cuba da Actifry com a pá, regue com meia colher Actifry de azeite, tempere com sal e programe 3 minutos. Junte o alho, o tomilho e os cebolos cortados em fatias (reserve as partes verdes) e programe novamente 2 minutos. Acrescente os cogumelos, o arroz e o que resta dos cebolos. Adicione mais meia colher Actifry de azeite e cozinhe 7-9 minutos (dependendo da humidade do arroz). Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura. Polvilhe com salsa picada.

Sirva com um ovo estrelado, como refeição, ou como acompanhamento para carne.

* podem utilizar-se restos de arroz para esta receita.

--
veja também para Actifry:
Granola fácil, em duas versões, doce e salgada
Falafel de Batata-doce