5.4.16

Bolo mágico de maçã e um passatempo

Bolo mágico de maçã

Precisará o mundo de mais um bolo de maçã? Talvez não. A não ser que o mesmo seja bonito, se pareça com uma tarte e a forma de o confeccionar seja mágica. Nesse caso, queiram fazer uso das maçãs que ainda restam na fruteira, ligar o forno e tirar a mandolina do armário. Garanto que vai valer a pena.

Este é o bolo para enfrentar dias de chuva, tardes compridas e desejos de um doce saudável. Não leva açúcar refinado, é mais fruta que tudo o resto, faz um bolo pequeno e fica perfeito com iogurte grego. Já vos convenci?

Bolo mágico de maçã Bolo mágico de maçã

E porque uma fatia de bolo pede sempre uma bebida a acompanhar, hoje a aveia cumpre esse papel. É a panaceia para cafeína a mais quando a vontade nos pede uma chávena fumegante. As Bebidas de Cereais Nestlé fazem parte do meu imaginário por estarem sempre na mesa dos lanches lá de casa quando eu era miúda. Com o refrão "cevada, chicória e centeio" a tocar em repeat lá preparo mais um lanche para dois.

Fica o desafio de fazer esta receita em casa e escolher a bebida de cereais que melhor combina com este bolo. Tenho dois cabazes de Bebidas de Cereais Nestlé para dois leitores para que possam experimentar e decidir. Cada cabaz é composto por 9 embalagens e vem com as novidades: 2 frascos de Pensal Aveia + 2 frascos de Mokambo Intenso + 2 embalagens de Bolero Cremoso e os de sempre: + 1 frasco de Mokambo standard + 1 frasco de Pensal standard + 1 frasco de Bolero standard. O passatempo decorre até dia 11 de Abril e é só preencher o questionário no final desta publicação. Boa sorte!

Aveia, chicória e cevada (para beber)



Bolo mágico de maçã

serve 6-8

2 ovos
750 g maçãs (usei golden)
sumo de limão
100 ml mel de rosmaninho
35 g manteiga, derretida e à temperatura ambiente
100 ml leite
100 g farinha de espelta

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a forma de 18cm, forrando-a com papel vegetal.

Prepare as maçãs (reserve 1 maçã para a decoração). Lave bem as maçãs e retire os centros. Corte em fatias finas com uma mandolina, coloque numa tigela e vá regando com o sumo do limão.

Bata os ovos ligeiramente e junte o mel, o leite e a manteiga. Acrescente a farinha e bata até obter uma mistura sem grumos. Passe cada fatia de maçã na massa e vá colocando na forma preparada até finalizar as maçãs e a massa. Disponha a maçã reservada e cortada em fatias sem retirar o centro. Leve ao forno 50-55 minutos, até o bolo estar cozido e um palito sair seco. Se necessário tape com papel de alumínio no final da cozedura se começar a ficar muito dourado.

Deixe arrefecer completamente antes de servir.

--
Para participar no passatempo de bebidas de cereais Nestlé preencha, por favor, o questionário seguinte até dia 11 de Abril. Os cabazes serão atribuídos por random.org e enviados aos vencedores pela Nestlé. Este passatempo já terminou. Obrigada pela participação!