29.4.16

{Nespresso Gourmet Weeks} Variações a 4 mãos em torno do café

Nespresso Gourmet Weeks

Fazer do café o centro de todos os pratos num menu especial em que um chef anfitrião recebe um chef convidado torna a Nespresso Gourmet Weeks uma iniciativa muito particular. Por um lado, o café oferece um desafio considerável como ingrediente e por outro, o encontro de chefs suscita sempre dinâmicas especiais. A 2ª edição desta iniciativa começa dia 29 de Abril e decorre durante o mês de Maio, com cada restaurante a ter o menu disponível durante uma semana.

A apresentação aconteceu no Teatro Thalia e à entrada a inscrição hic mores hominum castigantur ("aqui serão castigados os costumes dos homens") indiciava uma aventura que havia de trazer o café para o primeiro plano dos nossos rituais diários, os que um dia hão-de ser julgados. Pela mão dos chefs André Silva, João Rodrigues, Henrique Sá Pessoa, Ricardo Costa, Tiago Bonito e Vítor Matos confessámo-nos amantes deste líquido precioso que integrou tanto entradas e sobremesas, como pratos de carne e de peixe.

Nespresso Gourmet Weeks



Nespresso Gourmet Weeks

Parfait de Foie Gras des Landes com Espresso Origin Brazil, Moscatel do Douro, balsâmico velho e enguia fumada, Espuma de maçã da Beira Alta, gel de sabugueiro e pó de pinhões tostados - Vítor Matos, Antiqvvm (chef convidado, Rui Silvestre).

Nespresso Gourmet Weeks Nespresso Gourmet Weeks Nespresso Gourmet Weeks

Sapateira, cebola, flor de limoeiro e Ristretto - João Rodrigues, Feitoria (chef convidado, Alessandro Negrini).

Nespresso Gourmet Weeks Nespresso Gourmet Weeks

Salmão, gambas rosa, daycon melancia, caviar e Lungo Leggero - André Silva, Largo do Paço (chef convidado, João Oliveira).

Nespresso Gourmet Weeks Nespresso Gourmet Weeks

Presa assada na brasa, presunto, molho de feijoada e bola de Morcela e Ristretto - Ricardo Costa, The Yeatman (chef convidado, Joachim Koerper).

Nespresso Gourmet Weeks Nespresso Gourmet Weeks

Pastel de nata com um Ristretto e um cheirinho - Tiago Bonito, O Lisboeta (chef convidado, Arnaldo Azevedo).

Nespresso Gourmet Weeks

Trufa de chocolate com um Espresso Decaffeinato - Henrique Sá Pessoa, Alma (chef convidado, Pedro Lemos).