6.5.16

Couve-flor panada (com maionese de caril)

Couve-flor panada (com maionese de caril)

No mundo da culinária, como noutros, as tendências ditam muitas vezes que ingredientes esquecidos assumam de repente o estatuto de indispensáveis. Pudesse a couve-flor falar e certamente contaria que durante anos foi desprezada até recentemente aparecer em todos os pratos, desde base de pizza a falso cuscuz passando por assados vegetarianos onde surge inteira e com o papel principal. Por ser tão versátil, a couve-flor presta-se a diferentes abordagens mas é quase sempre o forno ou a combinação com sabores fortes que trazem ao de cima toda sua graça.

A receita de hoje é muito fácil de fazer e por ser feita na Actifry utiliza apenas uma pequena quantidade de gordura. A couve-flor panada faz parte das minhas memórias de infância, na altura comida sem outros complementos. Aqui fica a sugestão de uma maionese de caril, que é uma combinação perfeita (e quase essencial) para este aperitivo e que faz as delícias de todos.

São servidos?

flores Couve-flor panada (com maionese de caril)



Couve-flor panada (com maionese de caril)

serve 4, como aperitivo

1 couve-flor média, só os floretes
1 colher (sopa) farinha
1 ovo pequeno, batido
3-4 colheres (sopa) pão ralado
1 colher (chá) salsa picada finamente
1 colher Actifry óleo de girassol

Coza os floretes de couve-flor em água com sal durante 3 minutos. Escorra e coloque sobre papel absorvente. Passe cada florete por farinha, depois por ovo e finalmente por pão ralado. Disponha os floretes no cesto snacking da Actifry e verta o óleo sobre eles. Cozinhe 15 minutos.

Sirva com maionese de caril. Misture 1-2 colheres de chá de mistura de caril numa tigela pequena de maionese e mexa até obter uma mistura homogénea. Polvilhe com pimenta de caiena (opcional).

3 comentários:

  1. Que bela apresentação, dá um excelente aspecto! Vou experimentar

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão! Vou levar comigo! Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!